Dança das cadeiras na prefeitura de Porto Alegre está a caminho

Dança das cadeiras na prefeitura de Porto Alegre está a caminho

Com as mudanças no governo, Melo buscará aproximação com os tucanos

Taline Oppitz

Melo e o atual secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia (à direita)

publicidade

Às vésperas de completar um ano no comando do Paço, estão a caminho alterações na composição da administração do prefeito Sebastião Melo (MDB). As mudanças não ficarão restritas a cargos do primeiro escalão, mas também a vagas estratégicas na Câmara, como a liderança do governo. Além da possibilidade de candidaturas de secretários, dois desembarques já estão certos. Ambos foram antecipados pela coluna com exclusividade. E os dois já têm destinos definidos.

Luiz Fernando Záchia, que comanda uma das pastas mais delicadas e complexas da gestão, a da Mobilidade Urbana, se desligará da prefeitura no próximo dia 30 de dezembro. O processo para que ele assuma a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), no governo Eduardo Leite (PSDB), já está em andamento. Mas há uma série de trâmites burocráticos que precisam ser cumpridos. A EGR será extinta, mas não há previsão de data para a concretização da medida.

O secretário dos Esportes, Kiko Pereira, assumirá como novo técnico da Seleção Brasileira de Judô. Com os remanejamentos, Melo tem a intenção de integrar tucanos ao governo. O PSDB não conta com cargos na prefeitura e tem quatro cadeiras na Câmara. Este movimento, de ingresso de tucanos na administração, pode ser decisivo para a definição de quem será o novo líder do governo na Câmara. Entre os cotados, estão Mauro Pinheiro (PL) e Moisés Barboza (PSDB).

Integrantes da prefeitura, no entanto, ponderam que Moisés ainda está muito vinculado à imagem do prefeito anterior, Nelson Marchezan Júnior. O vereador foi líder e vice-líder do governo tucano no Legislativo municipal. Cláudio Janta (Solidariedade) está fardado para assumir o cargo, mas não contaria com o aval de boa parte do governo. Portanto, pelo menos por ora, é candidato dele mesmo. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895