Dobradinha Leite e Tebet prejudica candidatura de Ranolfo

Dobradinha Leite e Tebet prejudica candidatura de Ranolfo

Enquanto articulações nacionais não desenrolam, cenário no RS continua incerto

Taline Oppitz

Ranolfo e Gabriel mantêm pré-candidatura ao Piratini

publicidade

Entre as articulações do PSDB, MDB, União Brasil e Cidadania na busca de um nome forte para compor a terceira via na disputa à Presidência da República, uma das opções é a parceria entre os tucanos e os emedebistas. Se Eduardo Leite (PSDB) emplacar a dobradinha com a senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB ao Palácio do Planalto, independentemente da cabeça de chapa ou da vice, o impacto do cenário nacional será considerável no Rio Grande do Sul.

Neste caso, é praticamente certo que o PSDB gaúcho, que tem o atual governador, Ranolfo Vieira Júnior, como pré-candidato natural, acabe apoiando o deputado estadual Gabriel Souza, lançado como representante do MDB. Caso contrário o mapa gaúcho se complica e podem surgir mais pré-candidatos entre os partidos que visam a união ainda no primeiro turno da eleição ao Palácio Piratini. 

Em tempo (1) : o atual governador gaúcho segue com os planos de reeleição e defende que os tucanos emplaquem uma candidatura própria no Estado. Entre os motivos, cita o tamanho do PSDB do no RS e seu desejo de se manter na política uma vez que, se não for candidado a governador, não pode concorrer a nenhum outro cargo. 

Em tempo (2): no MDB, apesar da candidatura de Gabriel ser avalizada pela diretoria do partido, ainda há uma ala do partido que resiste ao seu nome e defende uma nova escolha, seja por prévias, seja na convenção, em julho. O nome cotado seria o do vereador de Porto Alegre Cezar Schirmer. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895