Em algumas regiões do Estado, o próximo passo é a Ação

Em algumas regiões do Estado, o próximo passo é a Ação

No último estágio do sistema 3As, o governo gaúcho assume o controle das iniciativas

Taline Oppitz

Governo tem realizado reuniões, coordenados pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com os comitês regionais

publicidade

O governo gaúcho convocou prefeitos, associações regionais e integrantes dos comitês regionais da região de Caxias do Sul para reunião sobre a situação da pandemia. O encontro ocorreu nesta sexta-feira. Reuniões específicas com as regiões em situação delicada e classificação de alerta no sistema 3 As estão acontecendo desde a semana passada. O movimento ocorre quando o monitoramento diário de dados, feito pelo GT Saúde e pelo GT Protocolos, conclui que as medidas adotadas nas regiões para conter a pandemia não estão sendo suficientes.

A região de Caxias do Sul está em Alerta desde 26 de maio. Na última semana, o local apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes, representando aumento de 18,7% em relação à semana anterior. É a 12ª maior incidência do Estado e 14,6% superior à média estadual. Os prefeitos pediram auxílio alegando dificuldades na fiscalização, o que demonstra que ala da população segue descumprindo protocolos e minimizando a gravidade da doença.

Já foram realizadas reuniões individuais com as regiões de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Cruz Alta. O próximo passo, caso não haja reação dos quadros, pode ser a Ação, último estágio do sistema 3As, quando o governo gaúcho assume o controle das iniciativas.

Os encontros são coordenados pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. O Estado ultrapassou nesta semana a triste marca de 30 mil mortos. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895