Fortunati renuncia e está fora da disputa

Fortunati renuncia e está fora da disputa

Expectativa é a de que apoio a Melo seja anunciado à tarde

Taline Oppitz

publicidade

O desfecho foi o esperado e José Fortunati (PTB) renunciou há pouco, em live no Facebook, sua candidatura à prefeitura de Porto Alegre. A manifestação foi marcada por duras críticas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que Fotunati acusou de ter adotado posição política contra sua candidatura. Emocionado e visivelmente abatido, Fortunati agradeceu aos apoiadores e disse que a decisão se deu para garantir estabilidade política na eleição do próximo domingo.

Desde o julgamento do TRE, que indeferiu a candidatura de Andre Cecchini, vice de Fortunati, por problema no cumprimento do prazo de filiação, o discurso público era o de recurso ao próprio TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral. Nos bastidores, no entanto, a avaliação era a de que seriam remotas as chances de reversão do quadro aqui e na instância superior.

A expectativa agora é a de que logo mais, à tarde, ocorra manifestação de dirigentes do PTB anunciando o apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB). Melo foi vice de Fortunati em sua gestão e ambos possui boas relações. A migração de votos de Fortunati para Melo não se dará de forma automática e dependerá do engajamento do PTB e de Fortunati, pessoalmente, na campanha do emedebista.

Pesquisas qualitativas que foram realizadas pelas coligações apontavam que, no caso de saída de Fortunati da disputa, seus votos acabariam divididos entre Melo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Manuela lidera as pesquisas de intenção dos de voto e a briga agora, pela segunda vaga, será entre Melo e Marchezan, que apareciam tecnicamente empatados, ao lado de Fortunati. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895