Fronteiras do Brasil serão reabertas para os hermanos no sábado

Fronteiras do Brasil serão reabertas para os hermanos no sábado

Liberação ocorre no momento em que o RS atinge a marca de 70% da população vacinada com a segunda dose

Taline Oppitz

Na foto, o líder do governo, Frederico Antunes (à direita) e o secretário de Turismo, Ronaldo Santini (à esquerda), em conversa com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli (ao meio)

publicidade

A esperada reabertura das fronteiras terrestres entre o Brasil, Argentina e Uruguai já tem data para acontecer: sábado. A reabertura é fruto das reuniões que ocorreram especialmente na última semana durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Argentina). As exigências para a entrada no Brasil por via terrestre serão o Certificado de Vacinação Contra Covid-19 bem como o teste negativo do tipo RT-PCR, conforme portaria interministerial.

A decisão está sendo comemorada. A liberação ocorre no momento em que o Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria da Saúde, atingiu 70% da população em geral com a segunda dose da vacina, o que representa sete em cada dez gaúchos. Segundo o líder do governo, Frederico Antunes (PP), “a reabertura terrestre das fronteiras trará além de uma reciprocidade entre Brasil, Argentina e Uruguai, o reaquecimento do turismo de compras e local junto às cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul”. Isto porque, até então, somente os brasileiros podiam ingressar na Argentina e no Uruguai por via terrestre, o que não acontecia com os mesmos para ingressarem no Brasil.

O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, classificou a reabertura por via terrestre como “uma vitória para o Turismo”. As negociações contaram com a participação de Frederico, Santini, os deputados estaduais Luís Augusto Lara e Luiz Fernando Mainardi, do Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, dos ministros do Trabalho, Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Ciro Nogueira e do deputado federal Covatti Filho. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895