Governo do RS discute mudança no piso do magistério

Governo do RS discute mudança no piso do magistério

Proposta enfrenta resistências na Assembleia Legislativa

Governador e outras autoridades do RS discutem piso do magistério

publicidade

O governador Eduardo Leite (PSDB), os secretários da Fazenda, Educação, Planejamento, Casa Civil e a Procuradoria-Geral do Estado se reúnem neste momento para tratar do projeto do piso do magistério. O texto, que enfrenta amplas resistências, inclusive da base aliada, terá de ser alterado.

Os deputados vão participar de maneira on-line. Nessa semana, algumas bancadas já manifestaram a necessidade de mudanças ao projeto original, incluindo as maiores, MDB e PP, e o próprio PSDB, partido do governador. 

O projeto do Executivo prevê aumento de 32% na tabela do magistério. Na prática, porém, parte do reajuste será viabilizada com a absorção de uma parcela de irredutibilidade, criada com a modificação do plano de carreira, em 2020, de natureza transitória. Ou seja, as vantagens temporais. Com isto, na prática, os professores na ativa receberão, em média, 22,5% de reajuste. Os aposentados, como têm mais vantagens temporais, contariam com reposição média de 6,15%. Outros, terão reposição zero, segundo o  texto original.

O projeto foi apresentado na semana passada e o governo busca acordo para colocá-lo em votação na próxima semana na Assembleia Legislativa. Importante ressaltar que o legislativo entra em recesso no dia 23 de dezembro. Assim, as últimas sessões serão na terça e quarta.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895