Heinze fecha aliança e terá duas mulheres na majoritária

Heinze fecha aliança e terá duas mulheres na majoritária

PP deverá indicar a vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia ao Senado

Taline Oppitz

Além de Nádia, no Senado, a vereadora Tanise Sabino será a vice na chama de Heinze ao Piratini

publicidade

A primeira chapa majoritária completa no mapa eleitoral do Rio Grande do Sul será anunciada nesta quarta-feira, às 13h, na sede estadual do PP, após reunião da executiva e de dirigentes do PTB, que integram a aliança. Pré-candidato progressista ao Piratini, o senador Luis Carlos Heinze, que terá a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB), na vaga de vice, fechará a composição da majoritária confirmando a também vereadora da Capital Comandante Nádia (PP), como candidata ao Senado. Serão, portanto, duas mulheres na chapa ao lado de Heinze.

Inicialmente, o PP apostou todas as fichas em uma aliança com o Republicanos, para garantir a pré-candidatura de Hamilton Mourão ao Senado, mas a investida acabou frustrada. O Republicanos anunciou no final de março seu apoio ao pré-candidato do PL ao Piratini, Onyx Lorenzoni. Com o cenário, os holofotes se voltaram para o deputado federal Jerônimo Goergen, que havia avisado, há meses, que não disputaria a reeleição. Jerônimo tinha colocado seu nome à disposição do PP para disputar o Senado há mais de um ano, mas o partido buscava um nome de fora, visando ampliar a aliança. Sentindo-se desprestigiado em função dos movimentos anteriores e devido a combinações já firmadas para atuar na iniciativa privada, Jerônimo esperava um convite oficial do PP, o que não ocorreu. O deputado, no entanto, afirmou à coluna que não guarda mágoas, apoiará a vereadora e que conversou  com ela na noite de segunda-feira. 

A tentativa de ampliação articulada pelo PP levou ainda a uma baixa de peso para o partido. A ex-senadora Ana Amélia Lemos, que buscava retomar a cadeira no Senado, acabou deixando o PP diante da negativa de dirigentes progressistas em apoiar sua pré-candidatura, o que levou Ana Amélia a se filiar ao PSD.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895