Nas últimas votações da Assembleia, deputadas levam seus pequenos para o plenário

Nas últimas votações da Assembleia, deputadas levam seus pequenos para o plenário

Um dos projetos votados busca auxiliar as mães com uma sala de apoio à amamentação

Taline Oppitz

Na foto à esquerda, Juliana Brizola (PDT) e seu filho mais velho. À direita, Any Ortiz (Cidadania) e Gabriel, seu filho mais novo.

publicidade

Mães. Acostumadas a se adaptarem, equalizarem e se desdobrarem para dar conta dos filhos, das tarefas em casa e do trabalho. Nesta semana de votações decisivas na Assembleia Legislativa, duas imagens se destacaram. Na foto à esquerda, Juliana Brizola (PDT), com seu pequeno no plenário. Na da direita, a mesma situação, protagonizada por Any Ortiz (Cidadania).

Aos poucos, no entanto, a realidade está mudando. Um dos projetos votados antes do recesso foi justamente texto de autoria de Juliana, de 2015, ano em que sua filha, Angelina, nasceu, que busca auxiliar as mães com uma sala de apoio à amamentação para armazenar o leite. “É surreal ver que políticas públicas para mulheres demoram tanto para serem aprovadas. Mas, agora é lei!. Quem é mãe sabe a dificuldade de voltar a trabalhar com um bebê pequeno”, escreveu a deputada em suas redes.

Por ora, o projeto atinge empresas privadas, mas já há proposta de sua autoria, em tramitação e que poderia ter sido votada nesta semana, para que órgãos públicos também tenham de se adequar.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895