Prefeitura de POA amplia fiscalização no fim de semana

Prefeitura de POA amplia fiscalização no fim de semana

Pessoas sem máscara poderão ser multadas

TALINE OPPITZ

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre irá intensificar, no fim de semana, a fiscalização nas ruas, parques e praças do cumprimento dos protocolos sanitários, especialmente o uso de máscara. A maior rigidez na fiscalização, estabelecida no segundo decreto do governo Sebastião Melo (MDB), em que houve maior flexibilização de atividades, serve de alerta. Apesar da abertura cada vez maior de atividades na cidade, a população não deve relaxar nas medidas de prevenção à Covid-19. Pelo contrário. Segundo a prefeitura, as pessoas que não estiverem utilizando a proteção individual, conforme estabelece o decreto, poderão ser autuadas, sofrendo penalidades como advertência ou até mesmo multa. Em ambos os casos, o infratores receberão termos de infração pelos fiscais e agentes dos órgãos municipais. 

A fiscalização contará ainda com a atuação de viaturas da Guarda Municipal, que irão circular nos próximos dias pelas ruas com alto-falantes alertando a população para a importância do uso de máscaras, do distanciamento social e da higienização como forma de evitar o contágio. Em relação ao transporte coletivo, a prefeitura esclareceu que a flexibilização na obrigatoriedade do uso de máscara vale apenas para passageiros com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, mediante declaração médica.

Punição precisa ser rigorosa 

Após as fraudes envolvendo o acesso ao auxílio emergencial por pessoas que não se enquadravam para receber a ajuda, pelo contrário, o país agora enfrenta nova prática, igualmente irregular e vergonhosa, que demonstra bem mais do que falta de caráter: o fura fila da vacinação contra a Covid-19. Órgãos de fiscalização, governos e prefeituras precisam agir. Com rigor. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895