7 dicas práticas para organizar a cozinha e mantê-la arrumada
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

7 dicas práticas para organizar a cozinha e mantê-la arrumada

Espaço se torna mais valorizado e aconchegante quando tudo está em seu devido lugar

Total Construção

publicidade

Cozinha limpa e arrumada contribui para o bem-estar e a organização. Afinal, quando tudo está em seu devido lugar, o espaço se torna mais valorizado e aconchegante. Estabelecendo novas opções de decoração e harmonização nos ambientes. O que vale para casas, restaurantes, refeitórios e etc.

Contudo fica difícil fazer aquela faxina todos os dias da semana, isto é, com todos os  outros afazeres necessários. Falta tempo. Falta disciplina em manter tudo guardado e limpo. Porém é mais complicado ainda encontrar objetos quando não estão onde deveriam. 

Por isso, você vai ver agora 7 dicas práticas para organizar a cozinha e mantê-la arrumada. Aprenda as melhores sugestões para deixar sua cozinha bem bonita sempre.

1 - Invista em um organizador de faqueiro

Talheres bagunçados são um verdadeiro pesadelo para quem utiliza a cozinha. Sem falar na grande chance de arranhar o faqueiro novinho que ganhou ou comprou. Imagine todos aqueles talheres incríveis totalmente desorganizados dentro de uma gaveta! Podendo até mesmo resultar em acidente ao manuseá-los. 

Para evitar, invista em um organizador de faqueiro. Determine onde cada objeto deverá ser acomodado previamente e converse com as pessoas que compartilham a cozinha com você.

2 - Desocupe a bancada e use penduradores

As bancadas livres podem ser o grande diferencial para ganhar espaço na cozinha. Principalmente em ambientes que são reduzidos, como apartamentos. Demandam maior necessidade de organização para ter um dia a dia mais funcional.

Portanto, desocupe a bancada e use penduradores. De copos, canecas, louças diversas, frutas e etc. Sim, eles podem ser extremamente úteis! Além disso, você mesmo pode fazer com materiais de reciclagem. Ou pode encontrar em lojas de utensílios domésticos.

3 - Utilize prateleiras e escorredores

Ter os pratos em um local de fácil acesso é imprescindível para ter uma cozinha funcional. Não somente pratos e bandejas, mas também copos e talheres do faqueiro. Então utilize prateleiras e escorredores de louça para organizar a cozinha e mantê-la arrumada.

Acomode os utensílios sobre as prateleiras e escorredores para tê-los à mão sempre que precisar, ok?

4 - Faça uma limpeza na geladeira semanalmente

A geladeira pode te causar calafrios no momento em que você abre e percebe o quão suja está e quantos alimentos já estragaram ali. Bem, não é preciso chegar em um ponto tão extremo, não é mesmo? Portanto, faça uma limpeza na geladeira semanalmente. Comece tirando tudo de seu interior, desligando-a da tomada (para descongelar), e higienize-a com:

Bicarbonato de sódio diluído em água;
Pano úmido (ou perfex); 
Sabão neutro.

Organize tudo de acordo com as características dos alimentos: laticínios, verduras e legumes, bebidas...Tente mantê-la arrumada.

5 - Organize os temperos

Todo mundo gosta de um bom tempero na refeição. Hmmm… Só de pensar dá água na boca! Mas o que ninguém gosta é de não saber onde eles estão e quais se têm na cozinha. A melhor dica que você vai ver hoje para lidar com esse problema é: Organize os temperos em potes ou cilindros de vidro!

Dê preferência em adequá-los próximos ao fogão. Desse modo, organizar a cozinha te faz ganhar tempo e elegância. Afinal, uma variedade de temperos e cores na cozinha traz mais sofisticação e sabor.

6 - Evite a avalanche de panelas!

Pôr as panelas e potes dentro dos armários de qualquer maneira pode acarretar naquela avalanche barulhenta quando tudo despenca. A dica de ouro é empilhar as panelas, da maior para a menor, uma dentro da outra. Assim, elas não se soltam com facilidade, tampouco promovem estrondos e quedas ao retirar as peças do armário.

7 - Tenha ao menos uma lixeira com tampa na cozinha

Infelizmente sempre tem alguém que deixa embalagens vazias espalhadas pela cozinha. Tornando o ambiente um verdadeiro caos com lixo espalhado em bancadas e pias. Com isso, é fundamental ter ao menos uma lixeira com tampa na cozinha para jogar o lixo fora assim que terminar de comer e esvaziar pacotes.

Se a sua preocupação é com o visual da cozinha, fique sabendo que além de modelos rústicos e elegantes (como lixeiras de inox), você também pode usá-la de modo embutido. A ideia serve principalmente para cozinha americana, que já conta com móveis planejados. 

Se no seu caso a cozinha tem outro estilo ou tamanho reduzido, não tem problema! Ainda assim pode conversar com um profissional e investir em mobiliário planejado. Garantindo a possibilidade de ter uma lixeira de modo embutido, se preferir.

Total Construção



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895