Amrigs: há 70 anos mostrando o protagonismo da classe médica
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Amrigs: há 70 anos mostrando o protagonismo da classe médica

Trajetória da Associação Médica do Rio Grande do Sul se confunde com a própria história da Medicina

Correio Mais Conteúdo

publicidade

A Associação Médica do Rio Grande do Sul completa sete décadas de existência mais fortalecida do que nunca. O cenário da pandemia impôs dificuldades que foram superadas com competência, garra e dedicação de médicos e da comunidade. A AMRIGS tornou-se uma protagonista importante em temas que são relacionados à saúde, à ciência e à sociedade. O cenário da pandemia exigiu um forte posicionamento e os médicos e a AMRIGS fizeram e estão fazendo a diferença para construção de uma sociedade melhor.

“O momento é difícil para todos. Tanto médicos como demais profissionais da saúde não fugiram de sua responsabilidade social, mesmo em um momento sem vacinação. Estivemos na frente de batalha. Agora, temos muitos pacientes em tratamento pós-Covid-19, com sequelas respiratórias, renais, cardíacas, vasculares e mentais. É um mundo novo que tivemos que aprender a lidar”, afirma o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), cirurgião-geral, digestivo e oncológico Gerson Junqueira Jr.

As sete décadas de existência tornaram a AMRIGS uma referência para o meio médico e para toda sociedade gaúcha.

“São sete décadas de muito protagonismo, muita influência na sociedade médica e na gaúcha, como um todo. Conversamos com o Ministério Público, Palácio Piratini, prefeitura de Porto Alegre e outras cidades. Além disso, visitamos associações médicas pelo país e fizemos uma interlocução com a Presidência da República sobre as necessidades da nossa entidade”, completa Junqueira, ressaltando a importância dos presidentes anteriores na construção e manutenção do legado da AMRIGS.

Todo esse cenário de superação inspirou a nova campanha da AMRIGS, desenvolvida como marco nas comemorações dos 70 anos da entidade, celebrados no mês de outubro. A partir de pesquisas e entrevistas foram delineados os quatro pilares da iniciativa: Amrigs e a Sociedade, Amrigs e os Médicos, Amrigs e a Ciência e Amrigs e as Ações. A campanha culminará com a divulgação de um manifesto com o resumo das posições adotadas pela entidade.

Foto: Marcelo Matusiak / Amrigs / Especial / CP

História

A história teve início em 1950 quando associações profissionais começaram a se formar pelo país. Em um encontro, em 27 de outubro de 1951, durante a I Jornada de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Porto Alegre (atual UFRGS), nascia a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). A primeira sede, na Rua Uruguai, no Centro da Capital, foi adquirida em 1953. Mas foi na avenida Ipiranga, bairro Partenon, que a AMRIGS estabeleceu seu endereço, onde o prédio administrativo foi inaugurado em 1990.

Comemorações

No dia 16 de outubro de 2021, a Amrigs comemorou na sua sede os 70 anos com um jantar que também celebrou do Dia do Médico (18 de outubro). Junqueira lembrou a união da classe. “O conhecimento médico científico é o nosso DNA. Se não tivermos sociedades especializadas junto conosco, a Amrigs não é nada. Todos têm sido incansáveis nas ações comunitárias, científicas e isso faz com que tenhamos a certeza que nosso trabalho será cada vez mais intenso. Temos a convicção de que aqui é a casa do médico gaúcho. Para isso, modernizamos nossa sede e estamos de braços abertos para cada vez mais recebermos eventos na área médica”, disse.

Na ocasião, foram exibidos vídeos que mostram os bastidores da construção do Memorial da Gratidão, uma estrutura que será erguida no prédio em homenagem aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à Covid-19, mas perderam suas vidas para o vírus. Esculpido através do método de modelagem pelo médico e artista plástico Paulo Favalli e finalizado em bronze, o bloco com mais de sete metros , é composto por três painéis em alto-relevo, que abordam três narrativas fundamentais da pandemia: a morte, a ciência e a cura.

O evento recebeu a presença ilustre do médico Oswaldo Wolff Dick, um dos fundadores da associação. Nascido em Vera Cruz, está com 96 anos de idade e tem 70 anos de carreira. Foi o responsável pela assinatura da ata de fundação da Amrigs, em solenidade no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFRGS, naquele dia 27 de outubro de 1951.

Foto: Marcelo Matusiak / Amrigs / Especial / CP

Prova AMB/Amrigs: Reconhecimento nacional

A edição de 2021 da Prova AMB/Amrigs, válida como seleção para Programas de Residência Médica, está confirmada para o dia 14 de novembro. Com 50 anos de história, é marcada pela competência e seriedade na sua elaboração, correção e divulgação de resultados. A avaliação, em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) é válida como seleção, além do Rio Grande d Sul, para os estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, com acesso direto ou pré-requisito. O exame é reconhecido no Brasil inteiro como um importante instrumento de avaliação da categoria médica.

A Prova AMB/Amrigs conta com a efetiva participação de representantes de Faculdades de Medicina na equipe que seleciona as questões elaboradas por professores das respectivas escolas médicas. Isso permite uniformidade e contempla peculiaridades de todas as regiões e modelos de ensino, de modo que a característica da prova possa refletir, de maneira mais adequada, o perfil da formação dos médicos. “Todos os acadêmicos que se formam fazem a prova. É um patrimônio que nós temos, assim como também é a Revista Científica da Amrigs, que tem quase a idade da associação e continua sendo publicada três vezes ao ano”, lembrou o presidente Junqueira.

Responsabilidade social

Criado em 2005 e tendo a Amrigs como mantenedora, o Instituto Vida Solidaria (IVS) é uma associação de assistência social, sem fins lucrativos, que desenvolve ações de saúde, educação, cultura e desenvolvimento da cidadania. Propicia atendimento médico gratuito duas vezes por semana, voltado para os moradores da Vila São Pedro (também conhecida como Vila Cachorro Sentado), na Capital. São realizadas cerca de 120 consultas por mês. Também trabalha na prevenção de doenças participando de campanhas de vacinação. “Estamos implantando prontuário eletrônico e linkando com a Unidade Básica de Saúde vizinha, por onde se operacionaliza os serviços. Estamos ampliando a abrangência do sistema”, conta a diretora de Integração Social da Amrigs, Dilma Tonoli Tessari.

Em uma parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), atende crianças e adolescentes entre seis e 14 anos, vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atualmente, o instituto atende 40 crianças no turno inverso a escola. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) é outro parceiro. Dilma lembra, ainda, do Programa Futurando, de preparação de adolescentes desde os 13 anos para o ingresso no mercado de trabalho como jovem aprendiz e atendimento médico às famílias. “Ajuda na complementação de alguma documentação. Auxilia na inserção aos empregos, com instruções sobre linguagem, postura e outros esclarecimentos sobre, por exemplo, informática e idioma”, explica a médica.

O papel dos voluntários é fundamental para o Instituto, segundo Dilma. “Estamos buscando e preparando toda uma equipe para que possa colaborar. Nosso grande objetivo é desenvolver talentos nas crianças que nem elas mesmas sabem que têm, nas mais variadas áreas. É um trabalho muito amplo, que não tem limite e é desenvolvido junto com as famílias”, relata.

Caravanas Digitais

As antigas visitas de interiorização das atividades médicas pelo RS não puderam continuar por conta da pandemia. Assim, as Caravanas Digitais foram criadas para andar de mãos dadas com o mundo moderno e, por meio de eventos on-line, debate os temas mais importantes do cotidiano da classe médica. “Sobre o guarda-chuva da Amrigs, é possível unir as sociedades médicas e de especialidades e seccionais médicas no interior do Estado”, contou o diretor de Assistência e Previdência da Amrigs, João Rogério Bittencourt da Silveira. Ele saúda o fato de os encontros já começarem a ser híbridos, como ocorreu em Dom Pedrito, em junho. “Estamos muito satisfeitos porque conseguimos fazer de uma forma híbrida, com a presença da Amrigs na cidade e respeitando todos os protocolos atuais de prevenção da Covid-19, ao mesmo tempo que possibilitamos a participação de pessoas de todo o estado”, ressaltou. “O mais importante é, como prega o presidente Gerson Junqueira Jr., trazer o protagonismo do médico gaúcho e aproximar os médicos do RS”, concluiu Silveira.

Revista Científica AMRIGS

Tradicional e respeitado periódico para publicações de trabalhos científicos da área médica, a Revista Científica AMRIGS é de periodicidade trimestral e distribuição gratuita a todos os associados e às Faculdades de Medicina do Brasil. Ela existe há cinco décadas e está indexada no Index Medicus Latino-Americano.

Mutirão de Vacinação AMRIGS

Em fevereiro de 2021, a AMRIGS organizou a maior ação de vacinação contra a COVID-19 no Rio Grande do Sul. Foram imunizados aproximadamente 4.500 profissionais da área da Saúde. A AMRIGS apoia institucionalmente a vacinação contra o coronavírus em toda a população. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e o Exército Brasileiro.

Memorial da Gratidão AMRIGS

O Memorial da Gratidão é uma homenagem aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à COVID-19 e aos que, infelizmente, perderam suas vidas para o vírus. A obra inédita faz parte da celebração dos 70 anos da AMRIGS. Esculpido através do método de modelagem e finalizado em bronze, o bloco com mais de 7m (7,5m de comprimento e 2,65m de altura), é composto por três painéis em alto relevo, que abordam três narrativas fundamentais da pandemia: a morte, a ciência e a cura. A Associação Médica do Rio Grande do Sul busca reconhecer o período de grande dedicação do médico como o principal combatente diante da pandemia junto com os cientistas e demais profissionais da área da saúde.

Prêmio AMRIGS de Jornalismo

O Prêmio AMRIGS de Jornalismo de 2021 tem como tema destaque "Informação Ética a Favor da Medicina", valorizando conteúdos jornalísticos sobre Medicina veiculados em rádio, TV, online e impresso. A ação da Associação Médica do Rio Grande do Sul conta com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina

É um reconhecimento aos profissionais que se destacam na área, valorizando e premiando quem mais buscou aprimorar a prática médica em todo o Brasil. A AMRIGS vê como boas práticas o universo de técnicas, processos, procedimentos e atividades identificados, utilizados, comprovados e reconhecidos por diversas organizações, em determinada área do saber, como sendo os melhores quanto ao mérito, eficácia e sucesso alcançados na realização de tarefas.

Há 70 anos, promover a ciência em favor da sociedade a partir de certificações, eventos, publicações, curadoria, premiações e tantas outras atividades é mais que um legado: é a nossa vida. Acesse o site e conheça a história da AMRIGS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895