Languiru bonifica produtores e aumenta rentabilidade no campo
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Languiru bonifica produtores e aumenta rentabilidade no campo

Programa Pró-Leite, da Cooperativa Languiru, bonifica produtores de leite que atendem às demandas qualitativas de produção

COLABORE

Presidente da cooperativa, Dirceu Bayer

publicidade

A Cooperativa Languiru aposta no incentivo ao produtor de leite para manter a produção em alta, mesmo em tempos de estiagem. Por isso, lançou no mês de janeiro deste ano, o Programa Pró-Leite. A escolha da cooperativa corresponde
à sua filosofia de que, no cooperativismo, as chances de crescimento devem ser iguais para pequenos e grandes
produtores do campo, bonicando os avanços proporcionais de cada propriedade.

Nos primeiros seis meses, o Programa já mostra resultados animadores em relação à adesão e ao crescimento dos associados Languiru que se propuseram a participar. Conforme o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, apesar de números expressivos serem melhor vistos depois de doze meses, nesse primeiro semestre, os produtores beneciados já registram aumento no volume de produção, atingindo uma média de 20 litros de leite por animal/dia. A média do Rio Grande do Sul é de 13 litros/dia por animal. O crescimento na produção de leite é um dos fatores que podem ser bonicados pelo programa, assim como a preservação de fontes naturais, o reflorestamento de áreas estratégicas na propriedade e o bem-estar animal, que reflete diretamente na qualidade do leite. A implementação de tecnologia na ordenha e a escolha de insumos da cooperativa também são itens bonicados, fazendo girar a economia interna dos produtores e da própria Languiru, em um belo exemplo da sua missão com o desenvolvimento das propriedades.

“Muito se fala na necessidade de reflorestar, mas não se executa porque o produtor teria apenas o custo, sem receber nada em troca”, explica Bayer. “Então, nós bonifocamos esse investimento, e o produtor sabe que vai ter um retorno financeiro também. Nós decidimos que não vamos mais procurar disputar produtores com outras empresas, vamos melhorar os nossos”.

Uma novidade no Programa Pró-Leite, que será implementada a partir de agosto, é a bonicação em caso de sucessão familiar. Ou seja, os filhos associados que derem continuidade ao projeto com a família também receberão um bônus, como incentivo para sua qualicação no setor. “De uma forma ou de outra, dentro das suas características, todo produtor pode se beneciar da nossa ajuda, e nós nos bene ciamos da melhora na produção. Todos têm a possibilidade de crescer”, enfatiza o presidente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895