O cooperativismo como transformador social
CONTEÚDO PATROCINADO

 

O cooperativismo como transformador social

Dia de Cooperar envolve cooperativas de todo o Brasil a favor da comunidade


publicidade

O dia 4 de julho é marcado pelo Dia Internacional do Cooperativismo. Devido a isso, desde 2009, é desenvolvida a campanha Dia C – Dia de Cooperar. Neste ano, o movimento propõe atividades totalmente on-line. A pandemia do Coronavírus impediu as ações presenciais, mas nem por isso freou a iniciativa. Adequando-se às possibilidades, a Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal) pensou em maneiras de participar do Dia C e desenvolveu duas grandes ações com e para a comunidade.

A preocupação com a comunidade é um dos princípios básicos que a Cotrisal prioriza no dia a dia. Por isso, diante dos últimos acontecimentos, a cooperativa tomou a iniciativa de doar R$ 1 milhão aos hospitais da região, totalizando 16 instituições benefi­ciadas. O presidente, Walter Vontobel, destaca que as ações refletem os valores. “Acreditamos que momentos difíceis servem para unir as pessoas através da cooperação. O nosso objetivo é colaborar para o enfrentamento dessa doença”. A ação se insere no objetivo no Dia C que, historicamente, visa a sensibilizar, mobilizar e convergir esforços para promover ações voluntárias.

A onda de celebrações do Dia C envolve cooperativas de todo o Brasil. O maior movimento de estímulo à realização de iniciativas transformadoras do país, neste ano, pretende comemorar o resultado do compromisso das cooperativas brasileiras em lutar contra a pandemia da Covid-19. A perspectiva é que os números de 2020 sejam ainda maiores do que os registrados no ano de 2019, que envolveu 1.500 cooperativas em 1.800 iniciativas.

O Dia de Cooperar é uma iniciativa que tem foco comemorativo e de reconhecimento às ações ofertadas para a comunidade pelas cooperativas participantes. As atividades englobam temas ligados à cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte, lazer, entre outros. Walter finaliza ressaltando que a data mostra para toda sociedade que a cooperativa é uma organização humana com uma cultura que produz benefícios sociais indispensáveis nos novos tempos. O movimento mostra à comunidade o potencial de atuação das cooperativas no campo da responsabilidade social.