Descubra como funciona o consórcio e realize seu sonho
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Descubra como funciona o consórcio e realize seu sonho

Há mais de 30 anos a Embracon é uma das maiores administradoras da modalidade no País

Correio Mais Conteúdo

Consórcio é a modalidade de investimento mais descomplicada e vantajosa no mercado.

publicidade

Para quem não conhece o consórcio, há muitas dúvidas sobre como funciona: quais taxas são cobradas, se vale a pena, se há cobrança de juros e muito mais. Exatamente por isso, é sempre importante entender o bê-á-bá  e saber como essa poderosa ferramenta pode ajudar a conquistar seu sonho e comprar uma casa ou um carro, com planejamento e sem gastar muito.

Mentalize uma dessas imagens: independência e mobilidade com o seu carro para viajar, ir para o trabalho, sem ter de esperar pelo transporte público ou ouvir o tilintar da chave da sua casa própria, que  quando se abre a porta, o lar doce lar tem os seus aromas, a sua decoração, e você não precisa mais se preocupar com o aluguel.

E para que esse belo cenário aconteça, você já calculou, mas sempre alguma urgência o impede de reservar o dinheiro. Afinal, o financiamento com a entrada tem sido o vilão dos seus sonhos. E aqui existe o “mas…”. Porque o consórcio foi a luz de mais de 8 milhões de pessoas que adquiriram a casa, o carro ou conseguiram fazer a viagem dos sonhos.

Mas afinal, o que é o consórcio?

Resumindo: o consórcio funciona como uma compra colaborativa, que conecta pessoas com o mesmo interesse para que juntas se ajudem a realizar seus sonhos.

O consórcio surgiu como uma resposta à necessidade do consumidor de conseguir crédito quando a indústria automobilística se instalou no Brasil no início da década de 1960. A iniciativa partiu dos funcionários de um banco público, cujo objetivo era juntar valor suficiente para adquirir veículos de todos aqueles que participassem da arrecadação.

Com consórcio tudo é possível: comprar imóvel, carro, moto, contratar um serviço (viagem, formatura, intercâmbio, procedimentos estéticos, reforma, decoração) ou adquirir o seu veículo pesado, como máquina agrícola, caminhão, ou renovar a frota.

Para que a dinâmica do consórcio funcione, é preciso contar com a gestão de uma administradora, que será a responsável por conectar as pessoas com os mesmos objetivos de compra e gerir a saúde financeira do grupo e as assembleias. Vale lembrar que a administradora é fiscalizada pelo Bacen, o Banco Central do Brasil, órgão responsável por normalizar as empresas desse setor, cujo propósito é proteger os interesses do grupo de consorciados.

Além disso, todos os contratos entre as administradoras de consórcio e os participantes são regidos pela Lei de Consórcio, a Lei 11.795/2008, que garante a segurança necessária ao fechar um negócio envolvendo o alto valor de um bem. Por isso, a dica valiosa aqui é: antes de adquirir uma cota, verifique se a empresa com a qual você fará o consórcio está realmente credenciada no Banco Central.

E como funciona um consórcio?

Na hora de contratar o plano, a administradora ajudará a escolher aquele que se encaixa no seu bolso e nos seus sonhos. É nessa hora que a duração do contrato, o valor da carta de crédito e o número de parcelas são definidos. Carta de crédito é dinheiro na mão e oferece a você outra vantagem: o poder de barganha. Você tem a chance de negociar para conseguir um desconto maior. Sem dúvida, o consórcio oferece uma aquisição mais simples, barata e mais tranquila de poupar para tirar seus sonhos da gaveta.

Consórcio é seguro e oferece garantias

Todo negócio é seguro e tem regras claras. Não é diferente com o consórcio. Segurança e transparência são palavras de ordem durante toda a jornada do grupo. Para quem ainda tem dúvidas quanto ao modelo de compra antecipada e planejada, os termos e condições são redigidos em contrato. Dessa forma, elimina qualquer tipo de receio.

 

Dica: busque o máximo de informações sobre a reputação da administradora. Observe se tem um relacionamento transparente com seus clientes e se todas as informações sobre os seus produtos são descritas com clareza. O primeiro passo é  consultar o Banco Central para verificar se a empresa tem a autorização para exercer essa atividade.

Acesse ainda as informações na Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac) e nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e o Reclame Aqui. No site do Reclame Aqui, você também consulta a reputação da empresa.

Marca registrada da Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcio, a Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País. Investe constantemente em pesquisa, tecnologia e inovação. Tem no consórcio o centro de suas operações. Promove treinamento contínuo para todo o seu time de maneira a oferecer serviços especializados na gestão de grupos de consorciados, formados por pessoas física e jurídica.

A Embracon é a administradora de consórcios com maior índice de contemplação por grupo, maior variação de planos e melhor taxa de mercado.

Leia mais: Conheça a Embracon e simule seu consórcio



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895