Famurs aposta na interlocução com diversos setores para alavancar o desenvolvimento do estado
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) é conhecida como a Casa dos Municípios Gaúchos
publicidade
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) representa todas as 497 cidades gaúchas. Seu propósito é garantir a representatividade dos agentes locais, combatendo a centralização de poder e de recursos na União e no Estado.
Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja e presidente da Famurs, destaca que a entidade faz uma grande interlocução com as entidades representativas, órgãos públicos e de classe, buscando uma importante união e diálogo para discussões que buscam o entendimento para construção das pautas. Ele destaca que a entidade trabalha em conjunto com o Estado nos diversos setores da sociedade, através de suas áreas técnicas, focando no desenvolvimento. "A escola de gestão pública, por exemplo, já capitou mais de 4 mil servidores, levando qualificação para as prefeituras gaúchas”, destaca o presidente. Além disso, revela que a entidade está finalizando um projeto, que será lançado nos próximos meses, com foco na inovação e educação.
Paulo Ricardo Salerno, prefeito de Restinga Seca e presidente da Câmara Temática de Inovação da Famurs, destaca que tem se falado muito nas cidades inteligentes, que podem facilitar e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Ele destaca que a inovação é fundamental para melhorar essa qualidade de vida. “Nosso desafio como entidade é aproximar os cases já implantados nos municípios, dentro e fora do Estado. Isso através de visitas e eventos que aproximam os cases e ideias”.
No dia 03 de maio, ocorrerá, em Porto Alegre, o Pré-South Summit Brasil, um evento de inovação e desenvolvimento. O objetivo é aproximar as prefeituras gaúchas de experiências exitosas ao que se refere às cidades inteligentes é o objetivo do Pré-South Summit Brasil. Com o tema “Como aplicar a inovação na prática no seu município?”, o evento promovido pela Famurs vai trazer cases relacionados a transparência e proteção de dados e abordar a construção de cidades educadoras. O encontro contará com a presença do mentor do projeto 22@, Josep Piqué, que vai mostrar como, ao longo das últimas décadas, Barcelona deixou de ser a capital da Catalunha para se tornar uma referência em smart cities para o mundo. A nova lei federal de inovação, de 2021, também será pauta do evento. Para entender a legislação, os agentes públicos de Pernambuco, Evisson Fernandes de Lucena e Breno Alencar Gonçalves, vão compartilhar o formato de Open Innovation, que já funciona em Recife, capital pernambucana, e desburocratiza as contratações. O evento conta o apoio técnico do prefeito de Restinga Seca e presidente da Câmara Temática de Inovação, Paulinho Salerno, e do prefeito de Guaíba e vice-presidente da Famurs, Marcelo Maranata.
Salerno acredita que varias regiões do Estado estão executando ações com atenção para a inovação e o desenvolvimento. “Os polos tecnológicos e outras ações têm destacado cidades como Porto Alegre, Marau, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Panambi, por exemplo, quando o tema é desenvolvimento”, finaliza.