Tokio Marine destaca importância da região Sul para o mercado de seguros
Empresa cresceu 11,8% em 2024, atingindo faturamento de R$ 1,8 bi, e projeta expansão de negócios

publicidade
O Rio Grande do Sul é um dos estados mais importantes para o mercado de seguros do Brasil. Antes mesmo das enchentes de 2024, já estava consolidado como um dos principais consumidores do segmento e, atualmente, responde sozinho por 7,5% de participação no desempenho da indústria securitária nacional. A região Sul, somada, é responsável por 19% de todo segmento, o que dá ainda mais peso aos três estados nos resultados do setor.
A importância do Sul do país se mede também pelos números alcançados pela Tokio Marine Seguradora. Em 2024, a companhia obteve crescimento de 11,8% na produção da Regional Sul em relação a 2023, alcançando faturamento de R$ 1,8 bilhão. Diante de um conjunto econômico tão significativo, a seguradora tem olhado para a região de forma cada vez mais estratégica.
O Diretor Comercial Regional Sul, Rogério Spezia, reforça que o crescimento sustentável da Tokio Marine no ano passado se deu, em especial, pelo investimento na capacitação das equipes comerciais e dos corretores de seguros e pelo aperfeiçoamento das operações e processos internos. “Com total apoio de nossa Matriz, estamos sempre em busca do aprimoramento de nossos produtos e serviços para que possamos obter o equilíbrio entre produtividade e entrega de soluções de excelência”, comenta.
No ano passado, os produtos que tiveram destaque na evolução em prêmios emitidos foram: Condomínio (60,6%), Fiança locatícia (79,3%), Vida (21,4%), Riscos de Engenharia (57,4%) e Garantia (56,5%).
“Os resultados que obtivemos com os seguros das diretorias de Produtos Massificados e de Produtos Pessoa Jurídica são fruto do empenho do time comercial em mapear corretores com perfis adequados a cada negócio, a fim de promover visitas e realizar treinamentos direcionados. Como uma Seguradora Multiprodutos, que atua em todos os segmentos à exceção de Saúde, Previdência e Capitalização, temos como objetivo estratégico apresentar nossos diferenciais e ampliar nossa participação nos mais variados nichos econômicos”, explica Spezia.
Para 2025, a meta é seguir com crescimento em dois dígitos, com expectativas positivas para seguros diversos como Empresarial, Garantia, Transportes, Vida e o recém-lançado Viagem Nacional. Apenas no que se refere ao Seguro Empresarial, a Diretoria Regional Sul da Tokio Marine planeja emitir mais de R$ 110 milhões este ano.
“Diante do grande potencial de negócios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, vamos continuar a investir fortemente no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam as demandas dos consumidores e na manutenção do estreito relacionamento com nossos Parceiros o que é, sem dúvida, a chave para um trabalho próspero”, garante.
Veja Também
- Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo
- Seguro agrícola devolve 93% do que arrecada no Rio Grande do Sul
- Mudanças climáticas derrubam safras gaúchas e causam prejuízo bilionário
Apoio total ao Rio Grande do Sul
Os fenômenos climáticos que abateram o Rio Grande do Sul no ano passado ativaram uma das maiores operações já registradas pela indústria nacional do seguro. E a Tokio Marine se destacou com ações de suporte aos colaboradores, corretores e segurados atingidos pela tragédia.
“Nossa preocupação foi materializar discursos e valores da empresa em cada um dos nossos atendimentos. Fomos ágeis em deslocar equipes ao RS. Posicionamos três equipes em cidades estratégicas com o objetivo de indenizar de forma mais rápida nossos segurados”, afirma Rogério Spezia.
Conforme explica o Diretor, apenas no segmento automotivo, ocorreram quase 3 mil sinistros, sendo que cerca de 2 mil deles, com perda total, foram prontamente indenizados.
“A maioria destas indenizações ocorreram em até 48h após a comunicação do sinistro. Nossa preocupação em um momento tão difícil para o povo gaúcho foi agilizar o quanto podíamos a indenização para que nosso segurado pudesse dispor deste recurso e recomeçar a vida”, enfatiza Spezia.
Patrocínio ao Brasesul 2025
Para destacar a importância dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina para os negócios e reforçar o relacionamento com os Corretores e Assessorias locais, a Tokio Marine é uma das patrocinadoras Diamante do Congresso Sul Brasileiro de Corretores de Seguros - Brasesul 2025. No evento, que ocorre nos dias 20 e 21 de março, em Porto Alegre, a seguradora reforçará sua expertise com um estande para visitação e recepção de corretores e assessorias e participação em diversas palestras.
“Queremos, cada vez mais, reafirmar nossa posição como uma seguradora multiprodutos e especialista em corretores, produtos, serviços e atendimento. Por isso, estamos investindo constantemente no aprimoramento de nossas soluções, bem como no ganho de produtividade e eficiência da área Comercial, para melhorar a experiência de nossos corretores, que são e seguirão sendo o principal elo de nossa companhia com os clientes”, comenta Marcos Kobayashi, Diretor Comercial Nacional Varejo e Vida da Tokio Marine.
Para o Diretor Comercial Regional Sul, Rogério Spezia, o Brasesul será um momento também de agradecer a parceria e renovar os laços com os Parceiros de Negócios.
“Na Tokio Marine nós acreditamos que os corretores de seguros, que possuem o relacionamento direto com os Clientes, são os verdadeiros protagonistas e responsáveis pelas vendas e, porque não dizer, pelo crescimento sustentável do mercado segurador no Brasil. Assim, eventos como este são essenciais para a renovação e o estabelecimento de novos vínculos”, explica.
A Diretora Comercial Regional Minas Gerais da Tokio Marine, Andreia Padovani, fará parte do primeiro debate do evento, o Talk de Lideranças Femininas, na Arena Mulher, às 10h, no dia 20 de março. Nesta mesma data, às 14h30min, a superintendente Comercial Vida, Rosangela Spak, dará uma palestra na Arena 1.
Já o segundo dia de evento contará com a presença do Presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, no Painel dos Presidentes, que terá início às 9h, na Plenária do Teatro. No mesmo local, às 14h30min, o diretor Comercial Nacional Varejo e Vida da Companhia, Marcos Kobayashi, participará do painel “Participar e Humanizar” e às 15h45min, o diretor Comercial Regional Sul, Rogério Spezia, estará no painel “Comunicar e Agir”.
Sobre a Tokio Marine: Subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês, fundado há 145 anos, a Tokio Marine Seguradora S.A. está em operação no Brasil desde 1959. A companhia coloca à disposição do mercado nacional um amplo portfólio composto por mais de 90 Produtos e 120 Serviços e Assistências para Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio de uma estrutura de 68 unidades de atendimento distribuídas pelo Brasil. Em 2024, recebeu nota AAA.br, com perspectiva estável, da agência de classificação de risco Moody’s Local BR.