PUCRS aposta em modelo próprio de aulas on-line e em um ecossistema de inovação
CONTEÚDO PATROCINADO

 

PUCRS aposta em modelo próprio de aulas on-line e em um ecossistema de inovação

Durante a pandemia, áreas como saúde, pesquisa, empreendedorismo e cultura se destacam na busca por soluções para a sociedade

Por
COLABORE

Reitor Evilázio Teixeira


publicidade

Ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo são alguns dos compromissos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em tempos de pandemia, profissionais organizaram grupos de trabalho que geram soluções de combate à Covid-19. Desse grande projeto participam InsCer, Tecnopuc, Hospital São Lucas e todas as Escolas da instituição, em especial a de Medicina e a de Ciências da Saúde e da Vida.

O trabalho de uma força-tarefa iniciada em março, com cerca de 50 profissionais de diferentes áreas, no começo da pandemia, hoje já tomou uma maior proporção e permeia todos os setores. Em apenas cinco meses, mais de 60 edições de iniciativas foram desenvolvidas no Instituto da Cultura, por exemplo. Para valorizar poesia e música, entre outras formas de arte, atividades foram disponibilizadas nas redes sociais e mais de 60 mil pessoas interagiram. 

Evilázio Teixeira, reitor da instituição, conta que em poucos dias tudo foi rapidamente adaptado. “Nosso planejamento institucional permitiu uma ágil adaptação de todos para a manutenção de atividades e para ampliar ainda mais os serviços que contribuem com a comunidade. Reduzimos alguns investimentos, mas mantivemos projetos estratégicos em andamento e o funcionamento integral de todas as estruturas que poderiam ser mantidas remotamente para garantir a excelência na formação de nossos estudantes”.

Outra atividade de destaque foi a produção do laboratório Tecnopuc Fablab. Desde março, foram produzidos e doados mais de 10 mil protetores faciais com impressoras 3D que estão em funcionamento 24h. Cartilhas e Guias de Recomendação e materiais diversos com orientações sobre saúde, trabalho remoto, cuidado com idosos e crianças estão sendo produzidos por pesquisadores da universidade e disponibilizados à população. 

Todas as atividades desenvolvidas sempre são fundamentadas nos direitos humanos, com base na missão da universidade. A reitoria ressalta que muitas das ações que estão sendo implementadas. Neste  ano, já faziam parte do planejamento estratégico da Universidade. Com a urgência de mudar as aulas presenciais, por exemplo, a PUCRS implementou um modelo próprio, diferente do EaD adotado no Brasil. “Nós temos um modelo próprio de ensino online, que foca em garantir a aprendizagem de maneira criativa e eficiente, além de fortalecer as relações entre professor, estudante e instituição”. O reitor destaca ainda que a intenção de difundir o conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, permeia todas as ações. “Visamos o desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna”, destaca Evilázio. 

Para fomentar inovação e o empreendedorismo, também está em ação a Rede INOVAPUCRS. Com foco na promoção de soluções para demandas da comunidade e para o desenvolvimento econômico, mais atividades estão sendo desenvolvidas e planejadas para 2020. “Estamos consolidando ainda mais o Campus da Saúde com a inauguração, em breve, de uma ampliação do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InCer), o reposicionamento do Hospital São Lucas, do Parque Esportivo, entre outras iniciativas”, finaliza Evilázio Teixeira. A evolução do ensino híbrido e a ampliação do modelo on-line na pós-graduação também fazem parte do planejamento para este ano.