Associação debate turismo missioneiro

Associação debate turismo missioneiro

FUNMISSÕES reúne Comitê Gestor do Turismo Missioneiro e parceiros para a primeira reunião do ano

COLABORE

Encontro ocorreu em Cerro Largo, na sede da AMM

publicidade

O Presidente da Associação dos Municípios das Missões - AMM/Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, e o Diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões e prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto, reuniram na semana passada os integrantes do Comitê Gestor do Turismo Missioneiro. O órgão é formado por representantes dos setores público e privado do trade turístico da Rota Missões e os parceiros nos diversos projetos e ações do Detur nos últimos anos. O encontro abordou o planejamento inicial das ações deste departamento para 2021. 

De forma presencial, na sede da AMM, ou on-line os participantes puderam expressar suas impressões do trabalho da Fundação nos últimos anos, e foram unânimes em ressaltar o diferencial encontrado desde a formação desta parceria público/privada. O encontro já resultou em propostas para serem apresentadas na próxima reunião, que reunirá todos os gestores municipais da área e o trade turístico regional, no dia 19 de fevereiro. Klein destacou a integração, o trabalho de todo o grupo e o empenho na continuidade das ações e projetos importantes da região. Ele foi, por três anos, o diretor do Detur. 

O prefeito José Roberto, que assume pela primeira vez essa direção regional, pediu o apoio e trabalho integrado de todos, para que juntos possam elaborar um plano de trabalho, que contemple ações a curto, médio e longo prazo, dando ênfase aos projetos de infra-estrutura, capacitação do trade e promoção do destino, que precisam ser trabalhadas em conjunto. Entre os vários temas debatidos durante a tarde, estava a indicação das prioridades de cada município, no setor do turismo, além da criação de um calendário dos principais eventos regionais, com as principais festividades promovidas em cada município que faz parte da Fundação dos Municípios das Missões. A entidade investe atualmente na gestão conteúdos para o melhor aproveitamento dos sites e aplicativos e iniciou os trabalhos de alimentação do novo site do Caminho dos Jesuítas, que está em elaboração. Além de um projeto de promoção e marketing para a rota turística. 

Também fez parte da pauta do encontro, o apoio do Detur para a liberação das visitas aos Sítios Arqueológicos de São Lourenço das Missões e São João João Batista, fechados desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Foi ainda debatido, o apoio do departamento em relação ao curso de Guia de Turismo, promovido pela URI São Luiz Gonzaga, que formará profissionais aptos a atuar junto as Secretarias de Turismo dos municípios, no atendimento aos turistas e visitantes, formatação de roteiros e novos atrativos. 

Vereadores também devem se envolver nas ações. Represetantes do Sebrae também apresentaram projetos desenvolvidos em parceria com a fundação e que tiveram a participação dos empreendedores e gestores da Rota Missões. 


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895