Banco de Leite precisa de doações

Banco de Leite precisa de doações

Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa registra queda de doações durante a pandemia

Por
COLABORE

Banco de Leite deverá estender o horário de atendimento a partir do mês de agosto


publicidade

Nos últimos dois meses, o Banco de Leite do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, registrou uma queda nas doações externas. A demanda interna da UTI Neonatal foi atendida, principalmente, pelas doações das mães que têm seus filhos internados na Unidade. Já as doações de mães voluntárias, que trazem o leite até a Instituição, caíram. São apenas 11 mães, sendo que a média é de 23 doadoras. 

Nesse período, foi possível atender os bebês com o estoque realizado ao longo do ano. Porém, esse leite está chegando ao fim. Em junho, a demanda dos bebês da UTI Neonatal conseguiu ser atendida 80% com leite humano. Segundo a nutricionista Marília Fernandes, o que preocupa as entidades são os próximos meses. “Se nós não tivermos aumento das doações externas, a situação ficará delicada. Precisamos do apoio da comunidade mais uma vez”. A média necessária é de 2 litros por dia para atender a demanda dos bebês da UTI Neonatal. A média de coleta tem sido de 900 mililitros por dia. 

Em função da Covid-19, o Banco de Leite ampliou a forma de doação para facilitar e preservar ainda mais a saúde das doadoras. As mães podem pegar o kit na recepção do hospital e coletar em casa. “As mães podem ir coletando ao longo dos dias e armazenando o leite no frasco no congelador”, destaca Marília. O prazo máximo para ficar com o frasco em casa é de 10 dias. Após a coleta, a mãe leva o recipiente para o hospital e pode entregar na recepção durante o horário de funcionamento do Banco de Leite. Dessa forma, ela não precisa entrar na Instituição. 

O Banco de Leite deverá estender o horário de atendimento a partir de agosto. A entrega pode ocorrer de segunda a segunda, das 8h às 12h e das 13h30min às 19h. Mais informações pelo telefone 3512-5050.