Carijo da Canção Gaúcha inicia na próxima quarta-feira

Carijo da Canção Gaúcha inicia na próxima quarta-feira

Festival é um dos mais antigos do Estado sem sofrer interrupção e tem grande programação 

COLABORE

Neste domingo (22), trio elétrico com músicos da cidade levou canções até as residências

publicidade

Começa na próxima quarta-feira (25) a 35ª edição do Carijo da Canção Gaúcha e o 19º Carijinho. O festival, realizado em Palmeira das Missões, é um dos mais antigos do Estado sem sofrer interrupção e recebe milhares de visitantes do país e da América Latina. Durante os cinco dias de realização, de 25 a 29 de maio, uma programação ampla reúne o melhor da música nativista e regional produzida no Rio Grande do Sul.

A maior parte do evento ocorrerá no Parque de Exposições Telmo José Schardong, que já recebe, há mais de um mês, famílias e grupos de amigos que estão acampados na Cidade de Lona – característica instituída pela Califórnia da Canção Gaúcha – que é mantida pelo Carijo. Mas não é só no Parque que os Carijeiros e Carijeiros podem acompanhar o festival. No domingo (22), o Carijo foi até as “casas”. Durante a tarde de um domingo ensolarado, um trio elétrico com músicos da cidade levou canções até as residências da população, em uma parceria da Prefeitura de Palmeira das Missões com o SESC. 

Todas as atividades possuem entrada gratuita. O Carijo da Canção Gaúcha é uma produção da JBA Produções Artísticas, R. Morais Produções Culturais, Caminha Produções Artísticas, patrocínio da Eletro Deboni e Laticínios Lamil, realização da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e financiamento PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O controle de público no Palco Principal será feito através de pulseiras a serem distribuídas todos os dias a partir das 18h, na bilheteria do Pavilhão do Carijo, respeitando o limite máximo de lotação determinada pelo Corpo de Bombeiros. “Certamente nós faremos em Palmeira das Missões, um grande festival com a presença da música gaúcha, dos nossos artistas, de um público expressivo, da volta do acampamento de lona”, destaca o prefeito municipal de Palmeira das Missões, Evandro Massing.

O Festival

Revelador de inúmeros talentos, o palco do Carijo da Canção Gaúcha recebe de quinta-feira (26) a sábado (28) as Rondas da Fase Local e da Fase Geral, sempre às 21h. Serão 28 músicas no total, sendo que a finalíssima do Festival, que acontece no domingo (29), contará com quatro canções selecionadas da Fase Local e doze da Fase Geral. Interpretes como Angelo Franco, Joca Martins, Kako Xavier, Flávio Hanssen, Robledo Martins, Lú Schiavo, entre outros consagrados cantores do Estado estarão presentes nesta edição.  

Carijinho

No dia 25, a criançada e jovens serão o centro das atrações no Parque de Exposições. A partir das 19h, no Palco Principal, elas tomam conta do espetáculo. São 13 canções que concorrem na final do 19º Carijinho da Canção Gaúcha, nas categorias Piá, Piazito e Piazote. Além dos prêmios de terceiro, segundo e primeiro lugar, haverá premiações nas categorias Destaque, Melhor Instrumentista e Acervo Carijo. 

O show de abertura é de Tuny Brum, estrelando o espetáculo musical infantil “A Fubica da Vovó”, com canções de Humberto Gabbi Zanatta – autor de clássicos do cancioneiro gaúcho como Tropa de Osso, Não Podemo S'Entregá Pros Home, América Latina e Léguas de Solidão – e show de intervalo com Júlia Antonini que começou sua carreira no Carijinho e no ano passado esteve no The Voice Kids, no time de Michel Teló. 

Shows  

Entre Palco Principal e Paralelo estão na programação 16 atrações incluindo shows e oficinas musicais.
Yangos e Lucio Yanel, Quarteto Coração de Potro, Jairo Lambari Fernandes, Cristiano Quevedo, César Oliveira e Rogério Melo, Jorge Guedes & Família, Grupo Rodeio, Tchê Guri e Kleiton e Kledir são alguns dos shows que prometem uma diversidade de gêneros e ritmos para o público presente.         

Carijo em Dança

O Festival de Dança acontecerá no tablado do Palco Paralelo do Carijo, na tarde de domingo (29), antecedendo a finalíssima do Festival de Música. Grupos de dança tradicionalista irão se apresentar em três categorias: Mirim - até 12 anos, Juvenil - até 17 anos - e Adulto para maiores de idade. Serão exigidas duas coreografias, uma coreografia tradicional do MTG, e uma inédita, utilizando-se qualquer música que já tenha sido gravada pelo Carijo da Canção Gaúcha ao longo das suas edições. 

Acesse a programação completa clicando aqui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895