Escolas de Venâncio Aires terão biodigestores

Escolas de Venâncio Aires terão biodigestores

Os educandários foram contemplados com o programa “Biodigestores nas Escolas”


publicidade

Foram definidas 23 escolas da cidade de Venâncio Aires para receberem biodigestores, ação que faz parte do programa “Biodigestores nas Escolas”. O projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os educandários foram selecionados a partir de vistorias técnicas que verificaram se as escolas se adequavam às normativas e às exigências delimitadas pelo programa.

O projeto está inserido no Programa Lixão Zero, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. As exigências englobam uma área mínima disponível para a instalação do equipamento, sem prejudicar a área útil de utilização pelos alunos. O sistema dos biodigestores funciona a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos. A partir disso, será possível obter um combustível sustentável para cozinhar e um biofertilizante para adubar hortas, pomares e floreiras.

As instalações devem começar nesta semana e ficarão responsáveis por uma empresa definida a partir de processo licitatório. Venâncio é uma das 21 cidades do país contempladas pelo programa para a implantação do projeto que será dividido em duas partes: “Biodigestores nas escolas” e instalação de composteiras em 1,9 mil residências.

O programa Lixão Zero consiste em uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que tem o objetivo de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O projeto visa a eliminar os lixões existentes no Brasil e apoiar municípios a destinares resíduos de forma mais adequada.