Fratelli recebe selo de Empresa Estratégica de Defesa

Fratelli recebe selo de Empresa Estratégica de Defesa

A empresa santa-rosense foi credenciada por uma equipe técnica do Ministério da Defesa

COLABORE

publicidade

A empresa Fratelli, sediada em Santa Rosa, recebeu recentemente o selo de “Empresa Estratégica de Defesa”. O fato aconteceu após uma visita de técnicos do Ministério da Defesa para avaliar o Sistema Inteligente de Geração de Energia Fratelli - SIGEF, equipamento que tem como objetivo fornecer energia a partir de um sistema híbrido, combinando geração de energia através de sistema eólico, solar e diesel.

O equipamento da Fratelli foi visto como uma possibilidade de instalação junto a Postos Avançados da Amazônia, lugares estratégicos para a defesa nacional, onde forneceria energia para os soldados do Exército Brasileiro que ficam nesses lugares, otimizando a queima de combustível fóssil (diesel) e economizando no transporte desse combustível até os postos, que são, muitas vezes, de difícil acesso. O sistema é inteligente e otimiza seus sistemas para uma performance mais eficaz e que gere economia, alternando as formas de geração de energia, usando ao máximo os sistemas de produção de energia limpa (solar e eólica), suportando grandes demandas de carga. Quando a energia dessas duas fontes não for suficiente o SIGEF aciona o sistema de contingência, disponível em várias potências, por meio da energia a diesel. Ele possui um banco de baterias com 234Ah/360V, dando autonomia para o equipamento.

O diferencial da tecnologia Fratelli é a forma de carregamento do equipamento, que se assemelha a um container, podendo ser transportado por avião, off road ou até mesmo com rodas retráteis. Após a fixação em algum ponto ele expande suas placas solares e eleva os cata ventos, tudo por meio de automação.

Para Moacir Antonio Locatelli, proprietário da empresa, é um orgulho estar à frente desses avanços que trazem esse reconhecimento das forças armadas brasileiras, aeronáutica e marinha para uma tecnologia produzida em Santa Rosa. “É fenomenal pensar que temos tecnologia de ponta e estamos sendo recomendados em feiras pelo mundo”, salienta. Locatelli relatou que sua tecnologia foi apresentada pelo Ministério da Defesa em uma feira em Dubai, onde nações como Síria demonstraram interesse pelo equipamento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895