Honeywell foi escolhida para fornecer tecnologia de combustíveis renováveis para planta do ECB Group

Honeywell foi escolhida para fornecer tecnologia de combustíveis renováveis para planta do ECB Group

Os processos de combustíveis renováveis da Honeywell produzem diesel e querosene verde para aeronaves com menos emissões de gases de efeito estufa

COLABORE

publicidade

A Honeywell anunciou hoje que o ECB Group, com sede no Brasil, usará o processo UOP Ecofining™ para converter óleos vegetais e gorduras animais não comestíveis em diesel renovável e combustível verde para aviação na unidade de produção Omega Green localizada em Villeta, perto de Assunção, no Paraguai. A iniciativa, que marca o primeiro projeto de biocombustíveis avançados no país, é o maior investimento privado na história do Paraguai.

A Honeywell UOP foi selecionada para fornecer serviços de tecnologia e engenharia para o projeto, que produzirá combustíveis que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, incluindo diesel renovável (HVO – Hydrotreated Vegetable Oil) e o combustível verde de aviação (SPK – Synthetic Paraffinic Kerosene, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel – SAF).

A tecnologia da Honeywell UOP que será fornecida para o projeto Omega Green vai minimizar as emissões de CO2 usando o GLP renovável e a nafta produzida na unidade UOP Ecofining para autossustentar o processo em oferta de energia e hidrogênio. Em parceria com a Wood, uma empresa global de consultoria e engenharia, a Honeywell UOP integrará a tecnologia da planta de hidrogênio da Wood com o projeto da unidade Ecofining para produzir hidrogênio sustentável a partir de matérias-primas renováveis. Isso reduzirá ainda mais a intensidade geral do carbono do Honeywell Green Diesel™ e Honeywell Green Jet Fuel™.

Quando entrar em operação, o Omega Green produzirá até 20.000 barris por dia de diesel renovável e combustível verde para aviação. O complexo deve gerar mais de 3.000 empregos durante a construção e 2.400 empregos diretos e indiretos quando estiver em plena operação. O ECB Group estima que mais de 20.000 famílias de pequenos agricultores se beneficiarão de programas de certificação social para produzir matérias-primas para a planta.

“Ter a primeira biorrefinaria na América do Sul é um marco importante e pode ajudar a atender essa demanda por recursos renováveis que continua a crescer globalmente”, diz José Fernandes, vice-presidente e gerente geral da Honeywell Performance Materiais e Tecnologias da América Latina. “Nossas tecnologias de combustíveis renováveis são uma solução comprovada para essa demanda e ajudam o Paraguai a se tornar um fornecedor líder de biocombustíveis.”

“O projeto Omega Green contará com a mais recente e avançada tecnologia para o processo industrial, a partir de hidrogênio renovável, de diesel verde, do bioquerosene de aviação, além da nafta verde”, afirma Erasmo Carlos Battistella, CEO do ECB Group. “O sucesso desta iniciativa no Paraguai é baseado em fortes parcerias como a que firmamos agora com a Honeywell.”

O processo Honeywell Ecofining, desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, converte óleos naturais não comestíveis, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em Honeywell Green Diesel™ e Honeywell Green Jet Fuel™, que é quimicamente idêntico ao seu similar à base de petróleo. Ambos os produtos oferecem melhor desempenho em relação ao diesel fóssil e ao combustível de aviação, e podem ser usados como substitutos imediatos em veículos e aeronaves, sem modificações no equipamento.

O Honeywell Green Diesel também apresenta uma redução do ciclo de vida de 80% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel de petróleo e apresenta um valor de diesel de cetano mais alto para fornecer melhor desempenho do motor com menos emissões. Já, o Honeywell Green Jet Fuel pode ser misturado perfeitamente com combustível à base de petróleo. Quando usado em uma mistura de até 50% com combustível de aviação à base de petróleo, o Honeywell Green Jet Fuel não requer alterações na tecnologia da aeronave e atende a todas as especificações críticas para o voo.

O UOP Ecofining é um processo usado em quase 100% das unidades que produzem diesel renovável – e em toda a produção de combustível renovável licenciada hoje para aviação no mundo. A UOP atualmente licenciou 20 unidades Ecofining em nove países ao redor do globo, processando 12 tipos diferentes de matérias-primas renováveis.

O ECB Group é uma holding brasileira com investimentos e participações estratégicas em empresas agroenergéticas, atuando em áreas como produção de biodiesel e geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Wood é um líder global em consultoria e engenharia em energia e ambiente operacional, que ajuda a proporcionar soluções para alguns dos desafios mais críticos do mundo. A empresa fornece soluções de consultoria, projetos e operações em mais de 60 países, empregando cerca de 40.000 pessoas. Wood é pioneira na tecnologia de produção de hidrogênio, com uma lista de experiência em mais de 120 usinas de hidrogênio e gás de síntese em todo o mundo. A marca registrada da tecnologia de Wood é o design Terrace-Wall, que suporta a flexibilidade da matéria-prima e um alto grau de modularização.

Honeywell UOP (www.uop.com) é um fornecedor e licenciador internacional líder de tecnologia de processo, catalisadores, adsorventes, equipamentos e serviços de consultoria para as indústrias de refino de petróleo, petroquímica e processamento de gás. Honeywell UOP faz parte do grupo de negócios estratégicos de Materiais e Tecnologias de Desempenho da Honeywell, que também inclui a Honeywell Process Solutions (www.honeywellprocess.com), uma empresa pioneira em controle de automação, instrumentação e serviços para petróleo e gás, refino, petroquímica, química e outras indústrias.

Honeywell (www.honeywell.com) é uma empresa de tecnologia Fortune 100 que oferece soluções específicas da indústria, o que inclui produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controle para edifícios e indústria; e materiais de desempenho em todo o globo. Nossas tecnologias ajudam aeronaves, edifícios, fábricas, cadeias de suprimentos e trabalhadores a se tornarem mais conectados para tornar nosso mundo mais inteligente, seguro e sustentável.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895