Mais de 24 mil atendimentos na UPA Santa Rosa em 2020

Mais de 24 mil atendimentos na UPA Santa Rosa em 2020

Números são inferiores aos do ano passado, em função do novo coronavírus

Por
COLABORE

Equipes estão em constante processo de qualificação


publicidade

Nos primeiros 6 meses de 2020, a Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rosa registrou uma redução no número de atendimentos em relação ao ano passado. De janeiro a junho, a Unidade teve 24.898 atendimentos e, no mesmo período do ano passado, foram 30.338. A média de tempo de espera para casos clínicos é de 1 hora e 15 minutos, já que o atendimento de urgência e emergência é prioritário. 

O gerente, Silvano Cervo, destaca que esse ano a redução no número de atendimentos ocorreu em função do coronavírus. "Como os atendimentos de problemas respiratórios e coronavírus estão centralizados no Dom Bosco, tivemos uma redução de atendimentos em 2020". O período de maio, junho e julho, normalmente, é de aumento na UPA, mas esse ano está sendo diferente. Os meses de maio e junho, em 2019, tinham média de 5.230 pessoas por mês. Neste ano, no mesmo período, a média é de 3.230 pacientes. Isso ocorreu em função do atendimento na Unidade Covid-19.

Umidade, frio e mudança significativa de clima ao longo do dia são fatores que desencadeiam uma série de doenças, por isso, Silvano destaca, ainda, a importância de as pessoas terem os cuidados redobrados com a saúde. A UPA de Santa Rosa é referência em urgência e emergência para os 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Os atendimentos de urgência aumentaram esse ano. Eles representaram 14%, sendo que, na mesma época do ano passado, eram 11%.

Para o atendimento cada vez mais qualificado, a equipe, com mais de 120 profissionais, está sempre em constante qualificação. Nesses primeiros meses do ano, foram realizados diversos treinamentos, pois, segundo a Diretora Geral Vanderli de Barros, a rede de urgência, assim como demais setores da Instituição, estão em constante processo de qualificação. “Seguem os protocolos de segurança do paciente, preconizados pelo Ministério da Saúde e pela ONA para a Acreditação Hospitalar”. A Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rosa está em funcionamento desde agosto de 2014. Ela é gerenciada pelo Hospital Vida & Saúde e já prestou mais de 349 mil atendimentos em seis anos.