Parklet será instalado no centro de Venâncio Aires

Parklet será instalado no centro de Venâncio Aires

Serão 39,7 metros quadrados destinados ao lazer e a convivência

Por
COLABORE

Projeto do parklet desenvolvido pela arquiteta voluntária Simone Becker Rech


publicidade

A cidade de Venâncio Aires terá primeiro parklet instalado até a primeira quinzena de julho. A deliberação ocorreu após uma reunião da Comissão de Viabilização de Parklets (COMVIP). A estrutura móvel de madeira será instalada na Rua Osvaldo Aranha, sem custos para o município.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido gratuitamente pela arquiteta Simone Becker Rech. A proposta vai ao encontro de outras políticas públicas municipais e tem como objetivo democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa. “É um espaço de lazer, de convivência, que vem para promover a interação social entre os cidadãos, podendo ser um local para uma pausa, um descanso e um ponto de encontro” comenta Cleiva Heck, assessora da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Todo o projeto será feito por uma equipe voluntária. Cleiva ainda ressalta que toda a equipe se engajou desde o início para colocar de pé o projeto do primeiro parklet de Venâncio Aires. “O parklet ajudará a valorizar o prédio histórico do Museu, além de ser sinônimo de beleza e bem-estar”, destaca. A equipe trabalha desde maio deste ano, quando a lei que regulamenta os parklets no município foi alterada.

No parklet de Venâncio Aires, a estrutura será totalmente de paletes e terá 39,70 metros quadrados, sendo 18 metros destinados à circulação. A população que passar no local poderá usufruir de um espaço com 12 bancos, duas mesas, oito floreiras, duas lixeiras, além de entradas USB para carregamento de aparelhos eletrônicos. O espaço ainda contará com iluminação decorativa.

Os parklets surgiram em São Francisco, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em meados de 2012. São, em síntese, extensões das calçadas que formam pequenas praças públicas, com o objetivo de promover o lazer e a convivência entre as pessoas.