Presidente da Amlinorte e representantes de municípios do Litoral visitam Caxias do Sul

Presidente da Amlinorte e representantes de municípios do Litoral visitam Caxias do Sul

Visita busca promover a interação entre as regiões, conhecer as oportunidades de negócios e o projeto Caxias 2040

COLABORE

Comitiva visitou locais estratégicos para o desenvolvimento

publicidade

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão), acompanhado de representantes de município da região, participaram na segunda-feira (13), de um roteiro de visitas técnicas ao município de Caxias do Sul, a convite da Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias).

O roteiro teve por objetivo promover a interação entre as regiões, conhecer as oportunidades de negócios e o projeto Caxias 2040. O roteiro de visitas iniciou na Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa), que agrega e apoia micro e pequenas empresas em capacitação e orientação administrativa.

Na sequência, o grupo da Amlinorte foi recepcionado na Câmara de Indústria e Comércio (CIC Caxias), numa reunião almoço, com dirigentes das entidades mantenedoras da mobilização e lideranças locais. O grupo visitou a Unidade Fabril do UCSGRAPHENE, conhecendo uma nova tecnologia do Projeto Grafeno. A UCSGRAPHENE é a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, instalada em uma universidade. O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos. A aplicabilidade do grafeno está em diversas áreas. As mais conhecidas são: construção civil, energia, telecomunicações, medicina e eletrônica.

Os prefeitos também conheceram e dividiram informações na UCS Inova RS, com a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), e no evento de mobilização regional para mapear as oportunidades de desenvolvimento na visão dos municípios da Serra.

De acordo com o presidente da Amlinorte,  a participação dos municípios no roteiro pelas entidades da Serra Gaúcha foi importante pela troca de experiências, oportunidades e objetivo comum de desenvolver as duas regiões, já tão próximas por causa do verão”. Participaram do roteiro os municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Mostardas, Osório, Terra de Areia, Tramandaí e Xangri-Lá.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895