Rede incentiva doação de leite

Rede incentiva doação de leite

No mês do aleitamento materno, profissionais do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, formam rede de incentivo à doação de leite

COLABORE

Programação serviu para alertar sobre a importância da doação do leite materno

publicidade

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, promoveu atividades de divulgação sobre a importância do aleitamento materno, inseridas na programação do Agosto Dourado. Com pouco estoque no Banco de Leite, as atividades também serviram para alertar sobre a importância da doação do leite materno.

Na terça-feira (11), as profissionais do BLH participaram de Aula Aberta promovida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIJUÍ, que aconteceu de forma online, pelo canal da Universidade no YouTube. Com o tema “Banco de Leite e o seu Funcionamento em Tempos de Pandemia”, as nutricionistas Sabrina Dal Molin e Angélica Samrsla e a técnica de enfermagem Beatriz Matoso falaram sobre o trabalho desenvolvido no BLH do Vida & Saúde.

Já na quarta-feira (12), o tema foi discutido entre os profissionais do Hospital, em uma ação de integração entre o Banco de Leite e a UTI Neonatal. Em dois turnos, as profissionais do Banco apresentaram aos colegas de enfermagem da UTI Neo como funciona o trabalho e destacaram a importância de incentivar novas doadoras.

A ideia da iniciativa é formar uma grande rede entre os profissionais, buscando novas doadoras dentro do Hospital. “Estamos enfrentando um momento de quedas nas doações. Enquanto profissionais, nós podemos estimular mais mamães a serem doadoras”, explica a nutricionista Sabrina Dal Molin. Voltado prioritariamente para suprir as necessidades dos bebês internados na UTI Neonatal, o Banco está com dificuldade para atender essa demanda.

O Banco de Leite Humano funciona diariamente das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. As mães precisam comparecer obrigatoriamente no Hospital apenas na primeira coleta, quando é realizado o cadastro e os exames laboratoriais. Após este processo, as doadoras receberão um kit e serão orientadas sobre como realizar a coleta em casa e retornar ao Hospital apenas para deixar a doação. Além de coletar, processar e ofertar leite materno para os recém-nascidos internados nas UTIs, o BLH presta auxílio e apoio as lactantes com dificuldade na amamentação, ajudando na promoção do aleitamento materno. O Banco também atende as mães dos recém-nascidos internados com o objetivo de estimular a produção láctea, aumentando a possibilidade dos bebês permanecerem em aleitamento materno após a alta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895