Semana de conscientização do autismo tem programação intensa

Semana de conscientização do autismo tem programação intensa

Palestras on-line com especialistas e ações presenciais serão realizadas até o dia 07 de abril

COLABORE

Abertura oficial ocorreu no final da tarde de sexta-feira, no Centro Histórico de Santo Ângelo

publicidade

Foi aberta oficialmente no final da tarde de sexta-feira, no Centro Histórico de Santo Ângelo, a Semana de Conscientização do Autismo. A programação híbrida (on-line e presencial) é promovida pelo Centro Regional de Referência do Transtorno do Espectro Autista (CRR) de Santo Ângelo em parceria com a Prefeitura de Ijuí.

O CRR de Santo Ângelo, instalado no final do ano passado junto ao Centro de Equoterapia Missioneiro, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, é mantido com recursos do município em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, e atende 24 municípios da região das Missões. 

Em seu discurso de abertura, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, destacou a lei estadual 15.322, de autoria do deputado Eduardo Loureiro, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista no Rio Grande do Sul e a consequente criação dos centros regionais e macrorregionais, contemplando Santo Ângelo com atendimento de equipe multidisciplinar para os autistas e seus familiares. O chefe do Executivo também destacou que lidera uma gestão inclusiva, pautando projetos, programas e ações para o desenvolvimento humano, com prioridade para as crianças neurotípicas e com deficiência.

Jacques lembrou a reestruturação do Centro de Equoterapia que considera uma construção constante e destacou ações do governo municipal. “Criamos cargos no quadro de servidores efetivos para oferecer muito mais do que convívio social, mas para oferecer condições reais de inclusão, provendo com profissionais capazes de oferecer técnicas especializadas, diversificadas, respeitando as habilidades, mas compreendendo também as dificuldades das nossas crianças. Empossamos professores para a Educação Especial, intérpretes de libras na rede municipal e estamos buscando uma sede para a Associação do Movimento Autista, a AMA, que tem mais de 60 integrantes, entre familiares e profissionais que atuam no tratamento do transtorno, e teve sua fundação centrada na busca por melhores condições de acolhimento e de qualidade de vida ao autista. Em parceria com o Estado, articulamos e cedemos uma área de 620 metros quadrados para a APAE. Essa área era reivindicada há quase 30 anos e servirá para a instalação de um espaço de convivência dos alunos da Escola de Educação Especial Raio de Sol”, concluiu.

Também se manifestaram na cerimônia de abertura, a coordenadora do Centro Regional de Referência do Transtorno do Espectro Autista, Mariliane Adriana Monteiro, Robriane Raguzzoni Loureiro, representando o deputado Eduardo Loureiro, afirmando que a lei 15.322 foi construída a várias mãos e foi inspiração para o Governo do Estado criar os centros de referência no Rio Grande do Sul.

PROGRAMAÇÃO
A Semana de Conscientização do Autismo abriu com a Caminhada Azul, que se deslocou da Praça Leônidas Ribas até o Centro Histórico, com balões azuis. Em seguida foi realizada a Missa Azul, na Catedral Angelopolitana e o acendimento da iluminação azul da igreja, a exemplo do que acontece em vários monumentos do mundo. A cor azul no autismo estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio, e representa incidência maior de transtornos entre o sexo masculino.

Neste domingo, 03, mesmo com chuva, foi realizada a VI Rústica “Autismo em Movimento”, com largada do Ginásio Marcelo Mioso. A programação segue até o dia 07, com palestras on-line com especialistas e ações presenciais. Para participação nos eventos virtuais, o interessado deve acessar este link e efetuar a inscrição. As palestras são gratuitas.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895