Unidade Saúde Mental de Santa Rosa é referência regional

Unidade Saúde Mental de Santa Rosa é referência regional

Dependentes químicos e pacientes com problemas mentais são atendidos por mais de 60 profissionais

Por
COLABORE

Profissionais atendem pacientes etilistas, usuários de drogas e com problemas psiquiátricos


publicidade

O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa assumiu o Serviço de Saúde Mental em novembro de 2018. De lá para cá, 350 pessoas já receberam atendimento no setor localizado no prédio do Hospital Dom Bosco. Dependentes químicos e pacientes com problemas mentais são atendidos por mais de 60 profissionais: enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, entre outros. Nos seis primeiros meses do ano desse ano, 162 pessoas receberam atendimento, número menor que no mesmo período do ano passado, quando foram atendidos 185 pacientes. 

Os números reduziram, mas a qualificação dos profissionais só tem aumentado. A equipe multidisciplinar realiza ações voltadas para bem-estar e a evolução do tratamento dos pacientes. Segundo a enfermeira Fernanda Flores, responsável pelo setor, neste ano foram revistas as atividades em grupo, em função da pandemia. "Mas seguimos com ações individualizadas, sempre buscando a evolução, o bem-estar e um tratamento seguro para nossos pacientes, já que essas atividades são fundamentais para eles”. 

No primeiro semestre do ano passado, foram atntidas 47 mulheres e 138 homens. No mesmo período deste ano, passaram por tratamento 34 mulheres e 128 homens. Em 2019, foram 49% dos pacientes de Santa Rosa e, nesse ano, 46%. Os demais foram de outros municípios da região, já que a Unidade é referência regional.