URI realiza encontro virtual com profissionais da saúde de Santo Ângelo

URI realiza encontro virtual com profissionais da saúde de Santo Ângelo

Grupo debateu sobre diversos aspectos da área da saúde em tempos de pandemia

COLABORE

Conversa contou com representantes de quatro cursos da URI e profissionais de saúde da cidade

publicidade

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Interprofissionalidade - Eixo Saúde do Trabalhador da Saúde, da URI Santo Ângelo, realizou um encontro virtual com os profissionais da Atenção Primária da Saúde da cidade. Participaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde de seis bairros do município.

O evento intitulado “Roda de conversa com os trabalhadores de saúde: uma visão interprofissional”, foi organizado pelo PET, que é composto professores, alunos e profissionais dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Educação Física e Farmácia da universidade. Na ocasião, foram abordados os temas relacionados ao atual cenário mundial.

A professora do curso de Enfermagem, Jane Perin Lucca, que é uma das coordenadoras do grupo, destaca a importância da interprofissionalidade. “Devido às incertezas trazidas pelo coronavírus, os trabalhadores que estão atuando na linha de frente acabam enfrentando no seu dia a dia muitas situações que podem colocar em risco sua saúde física e mental”.

Representantes do curso de Enfermagem abordaram temas relacionados à biossegurança, como a importância do uso de equipamento de proteção individual. Os riscos da automedicação em tempos de Covid-19 foram tratados pela equipe do curso de Farmácia. Aspectos da saúde mental foram tratados pelo grupo do curso de Psicologia. Já professores e alunos do curso de Educação Física abordaram sobre o que podemos fazer para nos mantermos ativos. O encontro proporcionou o compartilhamento de saberes. “A academia e os profissionais puderam discutir e refletir, para melhorar suas práticas de autocuidado e para aperfeiçoar o atendimento aos usuários, assim como estratégias”, explica Jane. 

O grupo já estava realizando atividades junto aos profissionais da Atenção Primária da Saúde de Santo Ângelo antes da pandemia. Com as medidas tomadas para prevenir o novo coronavírus, a estratégia precisou mudar e, por isso, foi criado o evento virtual, com temas específicos da pandemia. “Anteriormente estávamos atuando em três bairros, mas com a alteração do formato de trabalho, conseguimos expandir para atender mais regiões”. A professora explica que o grupo almeja realizar outros encontros com os demais bairros de Santo Ângelo.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895