Últimos títulos em disputa

Últimos títulos em disputa

Chegou a vez da Premier League e do Calcio

Por
CHICO IZIDRO

Depois de os vencedores de La Liga, Bundesliga e Ligue 1 já serem conhecidos, com os títulos ficando nas mãos, respectivamente, de Real Madrid, Bayern Munique e PSG, neste domingo serão conhecidos os campeões das outras duas ligas das cinco mais importantes da Europa. Na Premier League, a briga está entre o Manchester City e o Liverpool e, no Calcio, a disputa ficou com os arquirrivais Milan e Internazionale.

Na Inglaterra, que chega a sua última rodada, Manchester City e Liverpool estão disputando ponto a ponto a taça. No primeiro turno, os Citizens, comandados por Pep Guardiola, chegaram a abrir 14 pontos de vantagem sobre os Reds, treinados por Jürgen Klopp. Porém, em uma arrancada incrível, o time da Terra dos Beatles venceu 15 e empatou três de seus 18 últimos jogos e tem 89 pontos. Já o Manchester City ganhou 13, empatou 4 e perdeu um jogo e possui 90 pontos, um a mais que o rival.

Assim, o Manchester City depende apenas de si para ser campeão, ficando com o bicampeonato em caso de vitória sobre o Aston Villa no Etihad Stadium. Mas se empatar ou perder para a equipe de Birmingham, treinada pelo ídolo do Liverpool Steve Gerrard e que conta com o brasileiro Phillipe Coutinho, o City terá que torcer para o Liverpool não vencer. Os Reds encaram o Wolverhampton em seus domínios, o Anfield Road. Todas as partidas da derradeira rodada da Premier League se iniciam às 12h (hora de Brasília). A jornada definirá ainda o último rebaixado para a Championship, a segunda divisão inglesa. Já caíram o Norwich e o Watford, e brigam para escapar da degola o Burnley e o Leeds United. Por outro lado, subiram para a elite o Fulham e o Bournemouth. A terceira vaga será disputada no dia 29, em Wembley, entre o Nottingham Forest e o Huddersfield Town.

A situação que ocorre agora entre Manchester City e Liverpool não é inédita na Premier League, tendo ocorrido em duas oportunidades nos últimos anos. Na temporada 2018/19, os dois chegaram à última rodada separados por apenas um ponto. O Manchester City fechou a competição com 98 pontos, tendo vencido seus últimos 14 jogos seguidos, enquanto que os Reds chegaram aos 97 pontos, na melhor campanha de um vice-campeão na história do Campeonato Inglês. No segundo turno, o Liverpool ficou 17 jogos sem derrota e ganhou seus últimos 9 jogos.

E na temporada 2013/14, os dois times chegaram também até a última rodada com chances de título. O Liverpool liderou até a 35ª rodada, quando foi batido pelo Chelsea no famoso clássico em que Steven Gerrard tropeçou, propiciando que os Blues marcassem um gol e vencessem por 2 a 0. A equipe vermelha acabou sendo superada pelo Manchester City na penúltima rodada, que na ocasião conquistou o seu quarto título no Campeonato Inglês.

Depois da definição da Premier League, o Liverpool voltará as suas atenções para a final da Liga dos Campeões, no dia 28. No Stade de France, em Saint-Denis, vai enfrentar o Real Madrid, querendo se vingar da decisão de 2018, quando levou 3 a 1 no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. A equipe de Alisson, Fabinho, Thiago Alcântara, Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino busca uma temporada perfeita, pois já foi campeão da Copa da Liga e da Copa da Inglaterra e pode fazer história, terminando a temporada com quatro conquistas.

Milan e Internazionale competem pelo ‘scudetto’ da edição 2021 do Calcio

Na Itália, depois de quase uma década sob domínio da Juventus, que ganhou nove “scudettos” consecutivos, na temporada passada, a Internazionale conseguiu ser campeã do Calcio. E agora, na edição 2021-22, o Milan renasceu, depois de anos brigando apenas na parte do meio da tabela. Os rivais de Milão passaram a Série A disputando ponto a ponto. E chegam à última rodada, neste domingo, com os Rossoneri tendo dois pontos a mais do que os Nerazzurri (83 a 81).

Os rivais da cidade da moda entram em campo na mesma hora, 13h (hora de Brasília). O Milan visita o Sassuolo no Stadio Città del Tricolore, enquanto que a Inter recebe a Sampdoria no Giuseppe Meazza. Para os milanistas basta um empate para garantir o 19º scudetto de sua história. Caso percam, o Milan também fica com a taça se a Inter perder ou empatar. Aos interistas, a única chance de ser campeão é vencer e o Milan ser derrotado.

No entanto, o Milan, treinado por Stefano Pioli, e que conta com o veterano Zlatan Ibrahimovic, 40 anos e provavelmente em sua última temporada, e os jovens Rafael Leão e Theo Hernandez, existe o temor do adversário, que não tem mais nada a fazer no campeonato. Nos últimos cinco jogos contra o Sassuolo, o time milanista ganhou dois, perdeu dois e empatou uma vez. Inclusive, no encontro do primeiro turno, em novembro do ano passado, o Milan acabou sendo superado dentro de casa por 3 a 1 pelos Neroverdi.

Na parte de baixo da tabela, o Venezia e o tradicional Genoa (simplesmente é o quarto maior vencedor no Calcio, com 9 títulos), já estão rebaixados para a segunda divisão. A dupla dará lugar ao Lecce e a Cremonese, já promovidos da Série B. Ainda resta uma vaga na zona de degola e correm risco a Salernitana e o Cagliari. 


O Milan conta com o veterano Zlatan Ibrahimovic, provavelmente em sua última temporada, e Rafael Leão (foto) e Theo Hernandez | Foto: MIGUEL MEDINA / AFP / CP

Os rivais de Milão passaram a Série A disputando ponto a ponto. E chegam à última rodada, neste domingo, com os Rossoneri tendo dois pontos a mais do que os Nerazzurri (83 a 81). Eles entram em campo na mesma hora, 13h (hora de Brasília). O Milan visita o Sassuolo no Stadio Città del Tricolore, enquanto que a Inter recebe a Sampdoria no Giuseppe Meazza. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895