2021 desafia as federais

2021 desafia as federais

Universidades federais do RS garantem que não há como cumprir a determinação do MEC de retorno presencial em março

Por
Vera Nunes

Em meio a chegada da vacina contra a Covid-19 e a notícia de novas cepas do coronavírus, as universidades federais do RS devem seguir no modelo de aulas remotas ou, pelo menos, híbridas, ao longo de 2021. O Ministério da Educação (MEC) tentou determinar o retorno às atividades presenciais, inicialmente, para 2/1/2021, através de portaria publicada no início de dezembro. Mas, diante da repercussão negativa do anúncio, decidiu alterar o documento, no trecho sobre o início das aulas, estendendo para 1º/3, desde que as instituições sigam os protocolos de prevenção à doença. Apesar do recuo, as universidades garantem que é muito difícil cumprir a determinação. “É portaria que tem vários problemas, já que manifesta a vontade da autoridade e, ao mesmo tempo, contradiz o estado de emergência que o próprio governo decretou”, observa o vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luís Isaías Centeno do Amaral. 

Enumerando pontos quase impossíveis de serem equacionados até março, como a vacinação dos jovens, o aumento dos espaços para garantir o distanciamento, o aumento de turmas e, por consequência, a contratação de novos professores e a higienização constante das salas, Amaral entende que não há como cumprir a determinação do MEC. “É uma portaria inócua, que leva em conta apenas o desejo da autoridade, mas não a realidade do país”, assinala, acrescentando que “na verdade, todos desejamos voltar, mas com segurança”, pontua o vice-reitor

Bandeira vermelha

Assim como na UFPel, as demais instituições federais já definiram os seus calendários e apontam que 2021 será um ano de ensino híbrido em boa parte do tempo. Na Universidade Federal do RS (Ufrgs), a vice-reitora no exercício da Reitoria, Patricia Pranke, assinou portaria na última quarta-feira, 23/12, prorrogando as atividades remotas até 31/1/2021. Em nota, a instituição afirma que define o seu calendário escolar em consonância com a Câmara de Graduação e o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação. “A Câmara e o Fórum manifestaram ser necessária a permanência do atual calendário da Ufrgs, em forma de ensino não presencial. E, pelo nosso calendário, está previsto o início das aulas em 25 de janeiro, terminando em 29 de maio de 2021”, pontua o comunicado, lembrando ainda que a Portaria do MEC nº 1.038, de 7/12/2020, no artigo 3º, prevê a suspensão das atividades presenciais se houver determinação das autoridades locais. “Inclusive, no momento, estamos em bandeira vermelha”, ressalta a nota da Ufrgs.

Já a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) informa que, atualmente, está desempenhando aulas regulares na modalidade de ensino à distância emergencial em todos os 16 cursos de graduação e em 12 de pós-graduação, antecedidas por um período intenso de formação docente. A instituição revela que o plano de retorno previa, inicialmente, novas atividades práticas priorizadas, além das que já estão ocorrendo, para janeiro de 2021. No entanto, considerando o momento crítico para a cidade de Porto Alegre e o estado do RS, haverá adiamento desse calendário, já que o retorno depende também de condições adequadas de biossegurança e espaço físico. A reitora Lúcia Pellanda explica que o retorno presencial deve levar em conta diversos pontos, como o aumento de turmas e, por consequência, a contratação de mais professores. “Nossos docentes já estão esgotados. Eles atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Com a retomada das aulas presenciais, em um cenário grave de contágio pelo coronavírus no Estado, eles teriam uma carga de trabalho ainda maior”, argumenta a dirigente. A UFCSPA revelou que o 2º semestre de 2020 será encerrado no dia 27/3/2021. O 1º semestre de 2021 ocorrerá entre 26/4 e 21/8/2021 e o 2º semestre, de 21/9/2021 a 30/1/2022. 

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informou, em nota, que tem o seu calendário letivo aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, estimando o encerramento do 2º semestre letivo de 2020 em fevereiro de 2021. E a universidade prevê um período de recuperação das atividades presenciais de 2020 provavelmente no mês de abril. Já a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com um Plano de Contingência periodicamente revisado, definiu, ainda no início do mês de novembro, pela manutenção do ensino remoto no próximo semestre letivo, que começa em 8/2/2021. Diante da Portaria do MEC, a reitora Cleuza Sobral Dias informou que “a Furg tem 15 mil pessoas, somando estudantes e profissionais, e, com isso, não é possível ter um retorno seguro”. Segundo a Furg, até então, não há condições para atender a quesitos mínimos de biossegurança necessários à retomada das atividades presenciais na universidade, principalmente no momento em que o país e o estado do RS passam, novamente, pelo aumento significativo de casos de Covid-19.

Estrutura multicampi

Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o calendário acadêmico de 2020, igualmente, foi aprovado pelo Conselho Universitário. As aulas da graduação do 1º semestre de 2020 começaram, no formato remoto, no dia 8/9 e se encerraram no dia 19/12. O 2º semestre de 2020 será de 1º/2/2021 a 15/5/2021 e deverá começar ainda por meio de ensino remoto. A Unipampa informou ainda que é uma instituição multicampi e nos seus dez campi apresenta diferentes realidades no quadro da pandemia. “Diante disso, acreditamos que a volta presencial deva ser de forma gradual, em consonância com as orientações das autoridades de saúde. A decisão de voltar será baseada em evidências científicas, a partir de pesquisas sobre o novo coronavírus, nas orientações das autoridades sanitárias, nos COE-E Locais, no Comitê e nos Grupos de Trabalhos instituídos na própria universidade, visando proteger seus servidores, discentes e colaboradores, bem como a população em geral, das consequências da pandemia de Covid-19”, esclareceu, em nota.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) segue o planejamento acadêmico, na perspectiva prioritária de ensino remoto, nos termos determinados pela Resolução nº 35/Consuni/UFFS/2020. Assim, o 1º semestre da instituição está previsto para terminar em 30/1/2021 e o 2º semestre deverá ocorrer entre 17/2 e 26/5/2021.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895