Covid não inibe projetos e prêmios

Covid não inibe projetos e prêmios

O ano foi de distanciamento social e de jornada escolar atípica, mas criação, produção e propostas pedagógicas diferenciadas e de qualidade continuaram tendo espaço, vez e premiações em 2020, muitas delas virtuais

Por
Maria José Vasconcelos e Vera Nunes

A pandemia da Covid-19 distanciou pessoas, mas, em geral, não diminuiu, e até acelerou, o ritmo de trabalho, estudos e pesquisas. Assim, apesar de diferente, este final de ano continuou sendo época de expor e reconhecer, com premiações, esforços empreendidos durante a jornada letiva. Só que, agora, eventos e homenagens – a alunos, professores ou pesquisadores, de diversas áreas – são virtuais ou seguem rígidos protocolos de distanciamento. 

Olimpíada de Inglês

A aluna Sofia Nascimento Mazin, de 16 anos, do Curso Técnico de Mecânica, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, obteve o 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Inglês – nível avançado do RS, organizada pela plataforma Chatclass, em parceria com Regional English Language Office, da Embaixada Americana (Relo). O concurso cultural, que visa incentivar o ensino de inglês no país, é gratuito e reconhece professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em 2020, participaram cerca de 140 mil estudantes em todos os níveis. Sofia acha importante e incentiva colegas a participarem da Olimpíada de Inglês, mas alerta que é uma prova de resistência. “Tínhamos em torno de 50 atividades diárias para desenvolver. É preciso muita força de vontade para não desistir no caminho”, disse. A professora responsável, Rita de Cássia Oliveira, revelou que a participação dos alunos foi voluntária e serviu para conhecer o projeto, cujos desafios ocorrem pela plataforma Chatclass, o Robô de Inglês no Whatsapp.

Bolsa de Estudos

O domínio do Inglês levou as jovens Kailane Alessandra Broglio e Tailane Luísa Broglio, 16 anos, de Ametista do Sul, a conquistarem uma bolsa de estudos na reconhecida Universidade de Cambridge, na Inglaterra – a 2ª mais antiga em funcionamento no país, fundada em 1209 e a 6ª melhor, pelo ranking THE, para o programa Immerse Education. Moradoras de uma cidade com pouco mais de 7,5 mil habitantes, as gêmeas gaúchas sempre mostraram interesse por inglês, por isso, seus pais buscaram ensino extra e, a partir dos 8 anos, começaram a estudar na inFlux English School. Elas lembraram que sempre tiveram o sonho de estudar no exterior e adquirir mais conhecimento, obtendo diferencial para a carreira que pretendem seguir – Medicina – e na qual tentaram a bolsa. A resposta da Universidade de Cambridge chegou em setembro, sinalizando caminho correto a seguir. “Esta conquista é muito mais que um curso de verão. Para nós, é a realização de um sonho" afirmam Kailane e Tailane. E para a professora das irmãs e diretora da inFlux em Ametista do Sul, Diana Comin, saber que suas alunas alcançaram tal êxito traz muita felicidade e fazer parte da formação acadêmica delas é, com certeza, um grande orgulho.

Concurso de Matemática

As alunas Dominique de Vargas de Azevedo, do 3º ano, e Maria da Graça Maders Ramos, do 2º ano, da Escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro, foram premiadas no Concurso Canguru de Matemática Brasil, com a medalha de bronze e menção honrosa, respectivamente. Com uma matriz curricular diferenciada, as escolas do Sesi têm carga horária superior em Ciências da Natureza e Matemática, buscando promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas por meio da capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade. A participação e o reconhecimento de projetos de alunos em mostras científicas e em concursos são uma realidade para os alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com o início da unidade em Pelotas, foram mais de 60 premiações em eventos científicos e competições de abrangência nacional e internacional.

A competição da Associação Canguru Sem Fronteiras objetiva ampliar e incentivar aquisição de conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria de ensino e aprendizagem da Matemática e desenvolver a capacidade dos alunos de realização e satisfação por meio da atividade intelectual. O Concurso Canguru de Matemática é o maior do mundo na área, com mais de 6 milhões de participantes por ano, nos mais de 80 países. No Brasil, as Escolas Sesi de Ensino Médio estão localizadas em Gravataí, Montenegro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Pelotas.

WorldSkills

O aluno Carlos Augusto Corrêa Junior, do Senai-RS, venceu, na ocupação Tecnologia de Mídia Impressa, a Seletiva WorldSkills, realizada de 24 a 27/11 no Senai Porto Alegre. O 2º colocado foi Lucas Gabriel da Silva dos Santos (SP) e o 3º Ygor Felipe Alves Lino (AL). O RS tem tradição na modalidade, com vitórias em etapas nacional e mundial. “A pressão, a responsabilidade e o compromisso são um peso. Quando estou fazendo uma prova, sei que vão olhar com mais detalhes, pelo nosso histórico”, comenta Carlos, agora medalhista de ouro.

Carlos, do Senai-RS, é medalha de ouro na Seletiva WorldSkills, cujo desafio é executar tarefas do dia a dia do trabalho em prazos e padrões internacionais de qualidade. Foto: Dudu Leal / Senai-RS / CP

As seletivas ocorrem seguindo protocolos sanitários e com cronograma de provas flexível em razão da pandemia. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das profissões em prazos e padrões internacionais de qualidade. No total, 47 ocupações escolherão os dois melhores de cada profissão em 17 estados. Eles continuarão treinando e realizarão a final em abril de 2021 para escolher quem representará o Brasil na competição internacional em Shangai (China), em 2022. O Senai-RS participa em 19 profissões.

Líderes & Vencedores

A Escola Preparatória de Dança da Escola Municipal José Loureiro da Silva, em Porto Alegre, foi premiada na categoria Referência Educacional, no 26º Prêmio Líderes & Vencedores, realizado pela Federasul e Assembleia Legislativa. A proposta mobiliza cerca de cem alunos, em atividades diárias, sistemáticas e orientadas de dança, como aulas de sapateado, balé clássico, jazz, ritmos afros e dança urbana, oferecidas no contraturno escolar. As Escolas Preparatórias de Dança integram projeto de formação, criado em 2014, envolvendo as secretarias municipais de Educação e da Cultura, em parceria com a Cia. Municipal de Dança e a Cia. Jovem de Dança. Funcionam em cinco escolas municipais da Capital, com atividades artísticas que contribuem para a redução da vulnerabilidade social de crianças e jovens. 

Igualmente agraciada com o Prêmio Líderes & Vencedores, a Escola Estadual Reinaldo Cherubini, em Nova Prata, foi destaque de Referência Educacional com o projeto Reinaldo Voluntário. A diretora Iranez Ponsoni Marins explica que a proposta existe há mais de dez anos, promovendo ações, como visitas a hospitais, oficinas de artes ou inclusão digital de idosos. “Os alunos praticam voluntariado no contraturno das aulas e têm um cronograma anual de trabalhos, que vai do saber pedagógico ao atendimento à população. Estamos muito orgulhosos e felizes com o reconhecimento deste trabalho”, festeja.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895