Enem 2021 em reta final no país

Enem 2021 em reta final no país

É tempo de se aprontar para as provas, que vão ocorrer em menos de um mês

Por
Maria José Vasconcelos e Vera Nunes

Em menos de um mês, 1.747 municípios brasileiros estarão mobilizados na aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizará o exame em dois domingos: 21 e 28 de novembro. Considerando o contexto da pandemia no país, o Inep e o consórcio aplicador, formado pelas fundações Cesgranrio e Getúlio Vargas, mapearam os locais de aplicação atentos a medidas sanitárias de prevenção e segurança contra o coronavírus.

O Enem deste ano tem 3.109.762 inscritos: 3.040.871 farão as provas impressas; e 68.891, o modelo digital. As duas versões ocorrerão nas mesmas datas, com iguais itens de prova e tema de Redação. Como novidade, a versão digital terá recursos de acessibilidade, como provas ampliadas, superampliadas e com contraste. E a versão impressa conta, pelo quinto ano consecutivo, com videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para surdos e deficientes auditivos.

Provas e Orientações

O primeiro dia do Enem, em 21/11, terá provas de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. E o segundo dia, em 28/11, as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. E o portal do Inep oferece cartilhas de edições anteriores do Enem, manuais de correção da Redação e outros materiais de estudo.

O portal do Inep também possui uma página com as principais orientações aos participantes do Enem 2021. Recentemente, foi disponibilizado o “Guia do Participante – Entenda sua Nota no Enem”, que detalha a metodologia de correção das provas. E tem, ainda, “Orientações gerais de prevenção à Covid-19”, com instruções sobre o que é permitido levar nos dias do Enem e como se portar nos locais de prova.

Em setembro, após encerradas as inscrições, isentos da taxa do Enem 2020 que faltaram às provas tiveram nova oportunidade de se inscrever com isenção na edição 2021, totalizando 280.145 inscritos. Eles terão suas provas aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

O Enem, que avalia estudantes ao término da Educação Básica, tornou-se, em mais de 20 anos de funcionamento, uma das principais portas de entrada à Educação Superior pública e privada no Brasil. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é voltado às instituições públicas federais; e com programas com a iniciativa privada, permite acesso a bolsas do ProUni; ou o financiamento estudantil (Fies). Os resultados do Enem ainda passaram a ser aceitos em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas com o Inep, para brasileiros interessados em cursar graduação em Portugal.

Dicas

Quem está se preparando para as provas pode se beneficiar de orientações e recursos de estudo (ver box), cada vez mais disponíveis on-line e, muitos deles, gratuitos. Professores do Pré-vestibular Universitário, em Porto Alegre, lembram e auxiliam candidatos nessa reta final de estudos para o Enem 2021. Em relação à Redação, a professora Nathielle Nogueira revela que é muito comum que os estudantes comecem a planejar seu texto pelos repertórios socioculturais. Mas, na verdade, “é importante focar na argumentação, por isso, o planejamento de estudos deve considerar a elaboração de teses sobre o tema para a defesa no texto”, avisa. Para o professor Paulo Espíndola, “em Biologia, preservação ambiental é assunto certo. Os alunos têm que entender a importância da preservação dos biomas e produzir propostas de intervenção para diminuir a sua degradação, como, por exemplo, aumentar a fiscalização na extração ilegal de madeira e no desmatamento por queimada”. Em Matemática, o professor Jairo Silva aponta que deve ser dada atenção especial a assuntos como geometria plana, destacando os problemas com áreas de triângulo, quadrado, retângulo e círculo. Outro tópico relevante é geometria espacial, principalmente problemas com volumes de paralelepípedos, cubos, cilindros e esferas. E também são importantes estudos com porcentagem, razão e proporção, estatística básica (média ponderada é bem provável), análise combinatória, probabilidade e trigonometria (triângulo retângulo e função).

Reforços gratuitos

  • Enem na Mira: A plataforma gratuita de conteúdos educacionais Enem na Mira seguirá, nos próximos dias, com aulões temáticos específicos, dois deles “super aulões”, com revisão de todos os conteúdos. Em 6/11, das 9h às 12h, será a vez dos profissionais do Aprovasom, projeto realizado por professores músicos, que utilizam paródias para ensinar e ajudar na fixação de conteúdos. Já a aula de 10/11, das 9h às 17h, será organizada pelo time de professores do curso digital Me Salva! E, para fechar a rodada, dia 13/11, acontecerá o último aulão de revisão de conteúdos, das 8h30min às 17h. Inscrição no site.
  • Oficinas: O Pré-vestibular Universitário realiza oficinas de revisão on-line preparatórias para o Enem e voltadas a estudantes do ensino público na Capital. As próximas revisões acontecem neste sábado e nos dias 6 e 13/11, nas áreas de Linguagem, Física, Matemática, Biologia, História e Geografia. Os professores do Universitário estarão compartilhando dicas e conteúdos exclusivos e tirando dúvidas sobre o exame. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelos fones (51) 9778-2820 (para estudantes da região central da Capital); 9565-7634 (alunos da zona Norte); e 8416-7931 (zona Sul). Dados: universitario.com.br.
  • Pré-Enem: O projeto do governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e em parceria com a Secretaria de Comunicação, disponibiliza aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na grade de programação da TVE, e no canal TV Seduc RS no Youtube. De segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, até 26/11, são ministradas aulas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. E para quem perder a exibição inédita, as aulas são reprisadas durante a noite. 
  • Primavera Popular: O Pré-Enem Primavera Popular, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) – Grupo Práxis/ Conexões de Saberes (licenciaturas) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, em articulação com segmentos da comunidade. Aulões aos sábados, das 14h às 16h, em facebook.com/Primavera-Popular-Erechim-103963252000820. Dados: petpraxiserechim@gmail.com.
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895