Expoagro Cotricampo amplia seus horizontes

Expoagro Cotricampo amplia seus horizontes

Retomado neste ano, evento ocorre em Campo Novo e inclui a Feira Regional da Terneira para dar espaço ao produtor de leite do Noroeste do RS, além de seguir expondo tecnologias para o cultivo de grãos e alimentos da agricultura familiar

Em 2020, feira atraiu 24 mil visitantes e movimentou R$ 138 milhões, valor que tende a ser superado em 2022

Por
Nereida Vergara

A decisão de transformar a Expoagro Cotricampo numa feira de caráter estadual segue firme entre organizadores do evento, que chega à sua sexta edição nos próximos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, em Campo Novo, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Por isso, mesmo ainda em um cenário de pandemia, a Cooperativa Tritícola Mista de Campo Novo (Cotricampo), decidiu investir em inovações, agregando uma exposição de animais e opções para o público jovem durante a exposição.

O presidente da cooperativa, Gelson Bridi, antecipa que a 1ª Feira Regional da Terneira das raças Holandesa e Jersey é um passo a mais para a ampliação da abrangência da Expoagro, uma vez que, além de apresentar novas tecnologias para o cultivo de grãos, a exposição busca a inclusão do produtor de leite. 

“Caminhamos naturalmente para tornar a feira estadual”, diz Bridi, revelando que neste ano havia o plano de aumentar o número de expositores, que foi contido. “Como o cenário ainda é de incertezas, decidimos esperar mais um pouco”, explica.

Segundo o presidente da Cotricampo, já estão inscritos na Expoagro 60 animais e comercializados praticamente todos os 200 espaços disponibilizados aos expositores de máquinas, implementos e outras tecnologias.

O dirigente ressalta que a decisão de retomar a feira neste ano – em 2021, em razão do avanço do coronavírus, o evento foi cancelado – é reflexo do desejo natural que se tem de superar tempos de dificuldades. “Nossa intenção é mostrar à opinião pública e à classe política que, mesmo com as muitas perdas trazidas pela estiagem, o agronegócio é muito importante como gerador de empregos e distribuidor de renda”, afirma.

De acordo com Gelson Bridi, a comissão organizadora da feira está trabalhando em conjunto com as autoridades sanitárias da região para estabelecer os protocolos a serem adotados por expositores e público visitante. “O evento vai ser presencial porque a maioria das atividades ocorre no campo aberto e acreditamos que até o final do mês haja queda no avanço da pandemia”, reitera. Mesmo assim, o presidente da Cotricampo reconhece que a presença do público deve ser menor que em 2020, quando quase 24 mil pessoas passaram pelo parque de exposições. Naquela edição, o volume de negócios da Expoagro atingiu os R$ 138 milhões, cifra que o dirigente acredita que será superada neste ano.

Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), a Expoagro Cotricampo também terá sua Feira de Agricultura Familiar, para a qual já estão confirmados 30 expositores. 

Atualmente, a Cotricampo tem 9 mil associados residentes nos municípios de Campo Novo, Braga, Redentora, Bom Progresso, Três Passos, Tiradentes do Sul, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, Alegria, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões e São Valério do Sul. A cooperativa também tem um moinho de trigo, presente no mercado de farinhas desde 1988.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895