Pós gera oportunidades

Pós gera oportunidades

A reconfiguração da sociedade, em especial no atual contexto, deve ser aproveitada para ganho pessoal e profissional

Feira de Cursos Univates terá mais de 260 atividades virtuais disponibilizadas na área de gestão

Por
Maria José Vasconcelos e Vera Nunes

Cada vez mais presentes em todos os setores da sociedade, as transformações tecnológicas resultam em mudanças e atualizações também na área educacional e de trabalho. No atual momento de isolamento social e home office, para além do processo ensino-aprendizagem, formação e qualificação se revelam como importantes diferenciais e necessidades profissionais, até como ferramenta para enfrentar desafios adversos, como o contexto de pandemia. As relações de mercado dão preferência por manter pessoal com formação em nível superior e, em especial, que apresentem especializações. Assim, a pós-graduação se revela como um dos caminhos para estudar e enriquecer o currículo.

Com a reconfiguração da sociedade, principalmente nos últimos tempos, Elivelto Nagel da Rosa Finkler, diretor da Faculdade Senac Porto Alegre, avalia que “teremos uma transição banal, se fizermos a mesma coisa e do mesmo modo que fazíamos antes. Mas se usarmos a pandemia como ponte, como conexão para se requalificar – como a busca por estudos de pós-graduação –, iremos nos posicionar no mercado de trabalho de forma muito diferenciada. E mais que isso, veremos se tratar de uma real necessidade na atualidade”. O diretor exemplifica que um profissional na área da saúde, como o enfermeiro, poderá se ver diante de um cenário em que precisará coordenar um estudo, equipe ou trabalho específico, por isso, conhecimentos sobre gestão de pessoas ou liderança permitirão se manter forte e atrativo no mercado. “A pandemia será um seletor de profissionais, porque coloca à prova algumas competências comportamentais, como as emocionais, hoje também enfrentadas na área educacional, em contexto onde o professor 'leva o aluno para sua casa', por meio de aulas remotas ou à distância.” Elivelto acredita que a pandemia acelerou o desenvolvimento do ensino por meio de multimídias e a distância (EAD), até então “caminhando a duras penas e com muito preconceito no país”. Na Faculdade Senac Porto Alegre, o diretor revela que Ensino Superior e pós-graduação estão em funcionamento desde 2004, atualmente focados em cinco áreas principais: Comunicação, Gestão, Gastronomia, Moda e Informática. Ao todo, entre cursos presenciais são 12 ou 13 opções; e em EAD são mais de 40 cursos, em variadas áreas.

No país, oito estados contam com Educação Superior do Senac, com os mesmos cursos em EAD, unificados e direcionados em profissionalização e mundo do trabalho. Cada Senac tem autonomia e, no RS, os currículos das Faculdades de Porto Alegre (com dois campi) e Pelotas são integrados. Já em relação a acesso e custos, Elivelto assinala que há processos de ingresso facilitados e com oferta contínua ao longo do ano, além de diversas alternativas de financiamentos e bolsas. As inscrições normalmente estão abertas nos dois semestres do ano, em março/abril e agosto/setembro, mas com possibilidade de seleção, matrículas e estudos ao longo do ano, conforme o curso. Para estudos de pós-graduação do Senac EAD, as inscrições estão abertas entre 1/10/20 e 1/3/2021. Detalhes aqui ou aqui.

Feevale

A universidade, em Novo Hamburgo, oferece vagas para cursos de pós-graduação stricto sensu – doutorados e mestrados – com ingresso no 1º semestre/2021. As inscrições serão entre 20/10 e 17/11, pelo site www.feevale.br/stricto. A seleção se dará mediante análise de documentos e entrevista individual, com resultado dia 30/11. E as matrículas ocorrerão de 14 a 19/12. Entre os cursos de pós oferecidos estão Diversidade Cultural e Inclusão Social, Qualidade Ambiental, Administração, Psicologia, Virologia e Indústria Criativa. Dados: strictosensu@feevale.br.

Outra oportunidade da Feevale é o processo seletivo para bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculada ao Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), para ingresso no pós-graduação em Qualidade Ambiental. O DAI visa fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições de ciência e tecnologia por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Inscrições até as 17h de 21/10, pelo e-mail strictosensu@feevale.br. Edital no site.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, destaca que uma pós-graduação deve fazer parte do planejamento de carreira de todo o profissional e há muitos benefícios, pois se configura como espaço para adquirir novos conhecimentos, trocar informações e incrementar a rede de contatos. Ele afirma que uma especialização ou MBA é alternativa para quem deseja otimizar seu trabalho e maximizar resultados frente à dinâmica do mundo corporativo, cada vez mais exigente e repleto de novidades. E lembra que, segundo pesquisas, profissionais pós-graduados conseguem aumentar consideravelmente sua renda mensal. Especializações e MBAs da Feevale são oferecidos nos mais variados formatos, áreas e possibilidades de financiamento, podendo ser realizados por meio de estudos semanais, quinzenais ou mensais, de modo presencial ou digital, com ou sem viagem internacional de estudos. Conferir mais aqui ou (51) 3586-8822

PUCRS

Até 30/10, a universidade, na Capital, realiza inscrições em 44 cursos, para ingresso em 22 programas de pós-graduação em 2021, para mestrado ou doutorado. Desenvolvimento constante, imersão na ciência e contato com novas temáticas são pontos-chave desses estudos. Assim, entre os atuais cursos ofertados estão Psicologia, Educação, Administração e Negócios, Economia do Desenvolvimento, Biologia Celular e Molecular, Ciência da Computação, Ciências Criminais, Ecologia e Evolução da Biodiversidade, Gerontologia Biomédica, Medicina e Ciências da Saúde. Luiz Gustavo Fernandes, coordenador de programas stricto sensu da PUCRS, e Monica Vianna, assessora de Projetos Internacionais, explicam que mestrados e doutorados na PUCRS oportunizam formação transversal e interdisciplinar, experiências internacionais, inserção social, empreendedorismo, inovação e envolvimento em projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Além de ensino de ponta, a PUCRS conta com oportunidades de financiamento e internacionalização.

Existem bolsas de estudo de agências governamentais (Capes e CNPq) e oriundas de projetos de pesquisa com empresas parceiras. E novos ingressantes que não receberem bolsas podem obter crédito educativo, pelo Credpuc, que concede auxílio de 50% dos valores das parcelas educacionais, com reembolso após o término do curso. E estudantes que queiram internacionalizar a formação poderão aproveitar o Projeto Institucional de Internacionalização (o PUCRS-PrInt), que tem bolsas de doutorado sanduíche no exterior e outras possibilidades de mobilidade discente durante o curso. Confira aqui.

Cursos

Univates: Este ano, a Feira de Cursos da Universidade do Vale do Taquari (Univates), com sede em Lajeado, será realizada on-line e os participantes poderão conhecer todos os cursos de graduação presenciais e à distância, de pós-graduação lato e stricto sensu e técnicos oferecidos. A Feira, que ficará disponível 24 horas por dia, de 26 a 30/10, possibilitará a experimentação de cursos (foto). Inscrições gratuitas e individuais em univates.br/feiradecursos. A Univates tem ainda inscrições para especialização em Estética e Cosmética, ao mestrado em Ciências Médicas e para os programas de pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento e em Sistemas Ambientais e Sustentáveis. Mais informações no site.

Unipampa: Com o objetivo de abordar temas atuais e transversais a todos os envolvidos em atividades de pós-graduação, a Universidade Federal do Pampa, com sede em Bagé, promoverá, nos dias 22 e 23/10, o IV Simpósio Integrado dos Programas de Pós-Graduação e IV Simpósio Gaúcho de Inovação em Saúde. Avaliação dos trabalhos até 15/10 e resposta dos aceites entre 16 e 19/10. Detalhes aqui.

Unisc: Os cursos de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc, em Santa Cruz do Sul, estão com inscrições abertas até 23/11, para a seleção das turmas de 2021. Uma live, com a coordenação e alunos para tirar dúvidas, foi realizada e está disponível

Unicesumar: Localizada em Caxias do Sul, a Unicesumar lançou cinco cursos de pós-graduação para atender às demandas do mercado de trabalho, que tem passado por diversos ajustes e mudanças tecnológicas neste período de pandemia. Os candidatos podem ingressar a qualquer momento e as inscrições são feitas através do site unicesumar.edu.br/home. 

Universidade La Salle: Um novo cenário exige novas soluções. A Universidade La Salle uniu o ensino on-line e o presencial em cursos que se encaixam a necessidades dos profissionais. São os cursos de pós-graduação híbridos, que chegam celebrando uma trajetória de dez anos dos MBAs da La Salle Business School. Os cursos de MBA Gestão de Vendas e Negociação e MBA em Gestão Empresarial: Estratégia, Operação e Resultado estão com inscrições abertas. Ambos serão ofertados na sede da universidade, em Canoas. Inscrições até 20/10.

Unijuí: A instituição da região Noroeste do RS, com sede em Ijuí, inscreve para novas turmas em cursos de mestrado e doutorado. São ofertados os cursos de Educação nas Ciências; Desenvolvimento Regional; Modelagem Matemática e Computacional; Direitos Humanos; Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. Informes: www.unijui.br.

UCS: Os mestrados e doutorados da Universidade de Caxias do Sul estão com matrículas abertas para alunos não regulares. Interessados podem se inscrever em opções de disciplinas isoladas, em nove programas de pós. A matrícula ocorre por fluxo contínuo, regulamentado em edital. E o candidato poderá matricular-se como aluno não regular em até um terço do total das disciplinas ofertadas no semestre. Mais informações aqui.

Foto: Fabiana Beltrami / UPF / CP

Formação continuada em foco

A agilidade dos tempos exige, dos profissionais, qualificação e formação continuada. Atenta a esse cenário, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem oportunidades de especializações e MBAs, contemplando várias áreas do conhecimento (foto). As matrículas estão abertas e podem ser feitas pelo site upf.br/ensino. Inscrições às especializações em Alfabetização e Letramento: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; em Linguagens, ensino e suas interfaces com a BNCC; e em Terapia Cognitivo-Comportamental vão até 25/10. E MBA em Controle de qualidade e meio ambiente: gestão do laboratório e da indústria/EAD (2ª edição) inscreve até 8/11. 

Já as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), além de oferecer mais de 20 cursos de graduação, cujos detalhes estão em www.faccat.br, está inovando, com a modalidade de aprimoramento, chamada de Alunos Especiais. São aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com o programa de pós-graduação lato sensu em nível de especialização. Neste módulo, o aluno tem direito a um certificado de aprovação em disciplinas e os créditos assim obtidos poderão ser computados no conjunto necessário para a obtenção do título de especialista.

E, na Capital, diplomados poderão customizar, flexibilizar e modular os estudos de pós-graduação. Com o Smart Pós Uniritter, é possível obter certificações por meio de cursos rápidos focados em áreas de interesse e temas específicos, que possibilitam personalização e melhoramento do currículo.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895