Parque de Exposições Assis Brasil tem semana de reencontros

Parque de Exposições Assis Brasil tem semana de reencontros

De quarta-feira a domingo, produtores de leite do RS estarão reunidos, em Esteio, para a Fenasul/Expoleite

Por
Nereida Vergara

A partir da próxima quarta-feira, dia 18 maio, até o domingo, dia 22, os olhos do agronegócio do Rio Grande do Sul, em especial do setor leiteiro, estão voltados para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde ocorrem a 16ª Fenasul e a 43ª Expoleite. Localizadas entre as duas grandes exposições agropecuárias do Estado, a Expodireto Cotrijal (realizada em março) e a Expointer (marcada em 2022 para o período de 27 de agosto a 4 de setembro), a Fenasul e a Expoleite estão há três anos ausentes do parque. A pandemia foi o principal motivo para os eventos não ocorrerem, mas não a única dificuldade dos últimos anos. Custos altos, preços deprimidos e estiagens massacraram o produtor de leite no período e, só agora, o setor começa a ter novo fôlego, com a chegada do outono, o retorno das chuvas e das pastagens para o gado.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), Marcos Tang, é visto pelo segmento como um incentivador "incansável". Tang, na cerimônia de lançamento das feiras, na semana passada, reconheceu que os problemas do produtor de leite ainda não terminaram, já que o milho silagem que ele plantou e não colheu precisa ser reposto com alimento de alto custo para os animais (a base da rações na bovinocultura de leite e outras cadeias é o milho, grão que chegou a custar R$ 100,00 a saca). "Agora é que a situação começa melhorar, com o aumento das pastagens, o que deve influenciar no custo. Mas é verdade que o produtor foi judiado pelo clima", reflete.

As edições deste mês de maio vêm com novidades para o público. Os visitantes terão acesso gratuito não apenas à exposição de gado leiteiro, mas também de gado de corte, a estreia dos búfalos e dos pequenos animais, como aves e coelhos. No domingo, dia 22, acontece a Classificatória Gaúcha Sul, prova que seleciona finalistas da raça crioula para o Freio de Ouro. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) informa que foram inscritos 687 animais."Teremos atrações para o público em geral durante toda a semana", adianta Tang. 

O presidente da Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), João Francisco Wolf, avalia que o engajamento das autoridades do Estado e do município de Esteio demonstra a importância das feiras e do produtor rural, que, segundo ele, não parou na pandemia. “A nossa sociedade quer muito esta feira que une o povo da cidade e o da área rural para saber o que o setor vem fazendo”, enfatiza Wolf.

"Fenasul e Expoleite são feiras que preservam as suas origens, mas que agregam e valorizam outros setores da nossa economia”, comenta o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, que participa da comissão organizadora. Pascoal lembra que o evento, além de sediar provas e competições de diferentes raças este ano, traz uma programação cultural variada.

Um dos pontos das exposições gaúchas são as feiras de produtos coloniais da agricultura familiar. O assessor de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Jocimar Rabaioli, garante a presença de 20 empreendimentos na Fenasul e Expoleite.

Assuntos pontuais como a biosseguridade e a certificação do Rio Grande Sul como zona livre da doença sem vacinação (tema do Fórum Estadual da Febre Aftosa), bem como as ações para que o Estado enfrente com menos prejuízos futuras estiagens, também estão contempladas nesta semana. No dia 18, às 14h, ocorre o fórum. “Na sexta-feira, dia 20, devemos ter um encontro no gabinete da secretaria no parque com os secretários de Agricultura do Paraná e de Santa Catarina para debater estiagem”, antecipa o secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes.

Nesta segunda-feira, dia 16, às 8h, se inicia a chegada dos animais, com encerramento previsto para às 12h do dia 18. No dia 22, domingo, ocorrerá o desfile dos campeões, às 11h, e o encerramento da programação da feira a partir das 17h.

Destaques da programação

Dia 16
Início do ingresso dos animais, às 8h

Dia 17
Encerramento do ingresso dos animais leiteiros, às 17h

Dia 18
Encerramento da entrada dos animais, às 12h
Fórum Estadual da Febre Aftosa, às 14h

Dia 19
Banho de Leite, às 16h (Resultado do concurso leiteiro)

Dia 20
Encontro dos secretários de Agricultura da Região Sul

Dia 22
Final da Classificatória Gaúcha Sul para o Freio de Ouro, às 8h
Desfile dos Campeões, às 11h
Encerramento, às 17h

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895