Ítalo Ferreira é terceiro brasileiro campeão mundial de surfe

Ítalo Ferreira é terceiro brasileiro campeão mundial de surfe

País dominou etapa de Pipeline, no Havaí, e potiguar derrotou Gabriel Medina, que buscava o tricampeonato

Correio do Povo

Foi o quarto título brasileiro nas últimas seis temporadas: dois de Medina, um de Adriano de Souza e um de Ítalo

publicidade

O Brasil está mais uma vez no topo do mundo do surfe. Na meca do esporte, a praia de Pipeline, no Havaí, os títulos da etapa e do Circuito Mundial foram decididos por dois brasileiros. O potiguar Ítalo Ferreira venceu o paulista Gabriel Medina, que buscava o tri, e sagrou-se campeão do Pipe Masters e campeão mundial pela primeira vez.

Após vários dias de adiamento por falta de ondas, foram realizadas nesta quinta-feira todas as fases a partir das oitavas de final. Ítalo e Medina deram um show que culminou com uma final de altíssimo nível. Com boas ondas no início, Ítalo saltou na frente e levou a melhor por 15,56 a 12,94.

Desde quando Ítalo avançou às quartas de final, sabia-se que o título seria brasileiro, pois o americano Kolohe Andino ficou sem chance. O dia ficou marcado por uma manobra polêmica de Medina, ainda nas oitavas de final. Em uma bateria de poucas ondas contra o compatriota Caio Ibelli, a poucos segundos do fim, Medina bloqueou o adversário, que se preparava para pegar a onda. Pela interferência, perdeu a sua nota mais baixa, mas mesmo assim ficou com pontuação superior. Ibelli precisava apenas de um 5,67 para ultrapassá-lo e vencer a bateria.

Ao sair da água logo após o episódio, Ibelli demonstrou insatisfação. “Ele venceu com jogo sujo, e eu espero dar o troco no nosso próximo encontro”, protestou, em declarações à transmissão oficial do evento. “Eu sabia que uma interferência iria me dar a vitória. Eu apenas tenho que jogar o jogo. Na minha cabeça, eu sabia o que fazer. Está na regra”, defendeu-se Medina.

Poucas horas depois, nas redes sociais, Ibelli amenizou o clima com um post dizendo que sua relação com Medina é uma “longa história de amor” e que o incidente deu mais vontade de vencê-lo no próximo encontro.

Nas quartas, Ítalo superou outro brasileiro, Yago Dora, enquanto Medina passou pelo havaiano John John Florence. Na semifinal, Ítalo venceu o lendário Kelly Slater (14,77 a 2,53), e Medina derrotou outro americano, Griffin Colapinto (13 a 7,10).


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV deste sábado, 20 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP deste sábado, 20 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895