Ítalo Ferreira vence a 1ª etapa do Mundial de Surf com aéreo na “última onda”

Ítalo Ferreira vence a 1ª etapa do Mundial de Surf com aéreo na “última onda”

Além do título de 2018, com Gabriel Medina, Brasil soma 10 vitórias nas últimas 12 etapas

Correio do Povo

Ítalo Ferreira deixa Gold Coast com 10 mil pontos e a camisa amarela de primeiro colocado do ranking

publicidade

Ítalo Ferreira conquistou no domingo a primeira etapa do Mundial de Surf de World Surf League (WSL), em Gold Coast, na Austrália, ao superar o norte-americano Kalohe Andino há dois minutos do final. Em uma bateria com frequência baixa de ondas de qualidade, o surfista de Baía Formosa, Rio Grande do Norte, chegou nos últimos minutos necessitando de 6.93 pontos para assumir a liderança e fez 7.07 com um aéreo 360, alto, aterrissando na base da onda.

“É a primeira vitória do ano, que só começou. Vamos para a próxima”, comemorou Ítalo Ferreira em entrevista à ao canal oficial da WSL.

A vitória é a quarta do Brasileiro no Mundial de surfe. Além dos 10 mil pontos da etapa, Ítalo ainda vence o Airborne Show, que premia a manobra mais radical, e deixa a cidade australiana com R$ 120 mil em prêmios. “Vou doar metade da minha premiação para as crianças com câncer”, prometeu o campeão durante a entrega da taça.

Com o resultado, o Brasil segue arrasador na principal competição mundial do surfe, com 10 vitórias nas últimas 12 etapas e segue liderando o principal ranking masculino da WSL. O atual campeão mundial, Gabriel Medina, caiu nas quartas de final por 13.17 a 9.23 para o sul-africano Jordy Smith.

Desta forma, Medina termina a etapa na quinta colocação, com 4,745 pontos, e seria um dos classificados para os Jogos Olímpicos 2020, no Japão, junto com Ítalo. O Mens’s Championship Tour, primeira divisão masculina do surf mundial, classificará nesta temporada dois atletas de cada país participante para a primeira edição do esporte nas Olimpíadas.

Felipe Toledo, terceiro colocado em 2018, Willian Cardoso e Yago Dora terminaram na nona colocação e cada um soma 3,320 pontos.

Primeira etapa do Mundial feminino tem campeã inédita de 17 anos

No ano em que as surfistas passarão a receber a mesma premiação dos homens, a primeira etapa do Mundial feminino terminou com a vitória da mais jovem competidora entre todas as atletas. A norte-americana Caroline Marks, de 17 anos, superou a havaiana tricampeã do mundo, Carissa Moore, por 13.83 a 11.67. Como o Havaí compete nos Jogos Olímpicos representando os Estados Unidos, as duas largaram na frente pelas duas vagas do país.

A gaúcha Tatiana Weston-Webb caiu nas quartas de final ao perder para a havaiana Malia Manuel, por 13.16 a 11.27. Lesionada, Silvana Lima, não participou da etapa e ficará fora de toda a perna australiana da WSL. A cearense de Paracuru operou os dois joelhos no final de 2018 e segue em recuperação.

As duas disputam quatro vagas contra a francesa Johanne Defay, que terminou em quinto na etapa, Brisa Hennessy, da Costa Rica, que terminou na nona colocação, e Paige Hareb, da Nova Zelândia, que finalizou na 17ª colocação. A segunda etapa da WSL está marcada para o dia 16 de abril em Bells Beach, também na Austrália.

 

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta quinta-feira, 18 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895