Alemão de 21 anos surpreende Djokovic e vence o ATP Finals

Alemão de 21 anos surpreende Djokovic e vence o ATP Finals

Alexander Zverev havia derrotado Roger Federer na semifinal

AE

publicidade

Aos olhos de David Beckham e dos ex-tenistas Ivan Lendl e Gustavo Kuerten (este último sentado na primeira fila na O2 Arena, em Londres, onde foi homenageado com o seu nome batizando um dos grupos e entregando o troféu ao campeão), o alemão Alexander Zverev venceu o sérvio Novak Djokovic e faturou pela primeira vez o título do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Na semifinal, sábado, Zverev havia derrotado o suíço Roger Federer.

Atual quinto colocado do ranking mundial, o tenista de apenas 21 anos surpreendeu o número 1 do mundo com uma grande atuação e liquidou o duelo em apenas 1h20min, em dois sets, com parciais de 6/4 e 6/3. Com isso, também fez história ao se tornar o primeiro alemão a ganhar o evento que fecha a temporada do tênis masculino, antes chamado de Masters Cup, desde 1995, quando Boris Becker ficou com a taça. Djokovic, por sua vez, lutava para faturar o importante torneio pela sexta vez, depois de ficar com a taça de campeão em 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015. Como consolo, ele tem o fato de que terminará a temporada como líder do ranking mundial após emplacar uma grande arrancada na segunda metade do ano.

Sólido em quadra na final deste domingo, Zverev confirmou todos os seus saques no primeiro set, no qual aproveitou o único break point cedido pelo sérvio na parcial para fazer 5/4 e depois servir para abrir a vantagem inicial de 6/4. Já no segundo set, o alemão iniciou quebrando o saque de Djokovic por mais uma vez, mas o tenista de Belgrado devolveu a quebra em seguida. Na sequência, entretanto, o jovem voltou a converter um break point para fazer 2 a 1 e manter o favorito pressionado. E Djokovic acabou sucumbindo no nono game do segundo set quando sacava para se manter vivo no jogo. Zverev abriu 40/15 e teve duas chances de liquidar o duelo. E, na segunda delas, aplicou uma linda passada para fechar o confronto.

Precoce, Zverev também se tornou neste domingo o mais jovem campeão do ATP Finals desde quando o próprio Djokovic venceu pela primeira vez, em 2008, então com os mesmos 21 anos atuais do alemão. O mais jovem a ganhar esta competição continua sendo o americano John McEnroe, que faturou o torneio em 1978 com apenas 19 anos. Hoje com 31 anos, Djokovic não conseguiu igualar o recorde do suíço Roger Federer, maior vencedor da história do ATP Finals, com seis títulos. Neste domingo, ele sofreu a sua segunda derrota para Zverev em três duelos entre os dois no circuito profissional, no qual anteriormente havia sido superado pelo alemão na decisão do Masters 1000 de Roma de 2017, antes de dar o troco na semifinal do Masters de Xangai deste ano. Curiosamente, os dois se enfrentaram na fase inicial, na última quarta-feira, e o sérvio venceu com facilidade, por 6/4 e 6/1. "Você jogou bem melhor hoje", brincou Djokovic em seu discurso pós-jogo.

No fim, Zverev teve a honra de receber a taça que foi levada até o centro da quadra por Gustavo Kuerten, brasileiro que foi número 1 do mundo e conquistou este importante torneio em 2000, na cidade de Lisboa, em Portugal. Na ocasião, Guga fez uma façanha semelhante à que o alemão realizou neste fim de semana: superou os lendários Pete Sampras e Andre Agassi no mesmo torneio.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 16 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 16 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895