Alerj aprova projeto que muda nome do Maracanã para homenagear Pelé

Alerj aprova projeto que muda nome do Maracanã para homenagear Pelé

Governador tem até 15 dias para sancionar medida

AE

Projeto tem como objetivo mudar nome do Maracanã

publicidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que altera o nome do estádio do Maracanã de "Jornalista Mário Filho" para "Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé". O projeto é de autoria do deputado André Ceciliano (PT).

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem até 15 dias para sancionar o projeto de lei, após a sua aprovação em caráter de urgência pelos deputados da Alerj.

De acordo com o projeto, o estádio do futebol passará a ter o nome de Pelé, mas o complexo esportivo, que engloba o ginásio Maracanãzinho e o estádio de atletismo Célio de Barros, continuarão tendo o nome de Mário Filho.

"A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público tem sido uma preocupação da sociedade para zelar pelo que é de todos e impedir a privatização do patrimônio público. Mas, nesse caso, essa é uma justa homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de relevantes serviços ao nosso país", afirmou Ceciliano.

O projeto também determina que as placas do estádio façam menção ao gol mil da carreira de Pelé, marcado lá, em 1969, em partida entre Vasco e Santos. Construído para a Copa do Mundo de 1950, o Maracanã foi inaugurado em 16 de junho daquele ano.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895