Alpinista de Hong Kong celebra recorde de escalada mais rápida ao Everest para uma mulher

Alpinista de Hong Kong celebra recorde de escalada mais rápida ao Everest para uma mulher

Tsang Yin-hung escalou a montanha de 8.848,86 metros em 25 horas e 50 minutos

AFP

Recorde foi divulgado neste domingo

publicidade

Tsang Yin-hung, uma ex-professora de Hong Kong que conseguiu estabelecer o recorde feminino mais rápido para escalar o Everest, disse no domingo (30) que sempre teve como objetivo o topo.

Tsang escalou a montanha de 8.848,86 metros em 25 horas e 50 minutos, disse à AFP uma fonte oficial nepalesa que registrou seu tempo. A mulher, de 44 anos, atingiu o pico mais alto do mundo em 23 de maio e voltou a Katmandu neste domingo.

"Estou (...) relaxada e feliz, já que estabeleci essa meta para mim mesma, há quatro anos", disse ela à AFP. "Eu sempre compartilhei com meus alunos e amigos que se você almejar, você sempre pode alcançar", acrescentou.

Tsang tentou chegar ao cume no início de maio, mas as más condições climáticas a impediram quando ela já estava a 8.755 metros de altura, informou seu guia, Pemba Sherpa.

Tsang, que nasceu na China continental, mudou-se para Hong Kong com sua família quando tinha 10 anos. Quando criança vivia com "poucos recursos" e o esporte, que podia praticar de graça na escola, tornou-se sua fonte de alegria.

Há 11 anos ela começou a treinar como montanhista e chegou ao topo do Everest em 2017, sendo a primeira mulher de Hong Kong a conquistar a montanha.

Em 2018, a nepalesa Phunjo Jhangmu Lama havia estabelecido a escalada mais rápida anterior do Everest por uma mulher, com um tempo de 39 horas e 6 minutos.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 29 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 29 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895