André Cintra fatura medalha inédita na Copa de Snowboard paralímpico

André Cintra fatura medalha inédita na Copa de Snowboard paralímpico

A 3ª colocação em Aspen, nos EUA, coloca o país no pódio pela 1ª vez em um evento desta importância<br /><br />

Lancepress

André Cintra conquistou a medalha de bronze em Aspen, nos Estados Unidos

publicidade

O paulistano André Cintra conquistou, na última terça-feira, a medalha de bronze na classe SB-LL1, para amputados acima do joelho ou com severa limitação nas pernas, na Copa do Mundo de Snowboard, disputada em Aspen, Estados Unidos. Esta é a primeira vez que um atleta paralímpico brasileiro sobe ao pódio em uma competição desta relevância.

André foi superado pelo americano Mike Schultz e pelo italiano Giuseppe Communale, que ficaram, respectivamente, com o primeiro e segundo lugares na SB-LL1. Esta foi a primeira vez que o brasileiro competiu após a alteração nas regras de classificação funcional do snowboard.

Anteriormente, havia uma classe única, que não levava em consideração a severidade da lesão do atleta. Caso a norma atual estivesse em vigor antes dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Sochi (RUS), no ano passado, André também teria ficado com a terceira posição.

“A medalha de bronze do André na Copa do Mundo de Snowboard é um momento especial para o esporte paralímpico brasileiro, que se vê em evolução em todas as frentes. Parabenizo o André, que já havia feito história ao participar dos Jogos de Inverno, em Sochi, e agora consegue mais um feito de grande relevância”, diz Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A conquista de André Cintra vem em um momento importante da temporada do snowboard paralímpico. Entre os dias 23 e 28 de fevereiro, em La Molina, Espanha, será disputado o Campeonato Mundial da modalidade. O principal evento do ano contará com a presença de aproximadamente 80 atletas de 20 diferentes nacionalidades.

Primeiro brasileiro a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno, André teve a perna direita amputada acima do joelho após um acidente de moto, quando tinha 18 anos. Apesar de praticar muitos esportes, o primeiro contato com o snowboard foi há cinco anos. Para se adaptar à modalidade, comprou uma prótese especial e competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Snowboard na temporada de 2012. Depois disso, representou o Brasil em competições internacionais nos Estados Unidos, Canadá e Espanha.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 16 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 16 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895