Após 3ª noite no hospital, Alessandro Zanardi segue com quadro grave, mas estável

Após 3ª noite no hospital, Alessandro Zanardi segue com quadro grave, mas estável

Ex-piloto de Fórmula 1, atleta paralímpico sofreu acidente na última sexta-feira e segue internado em Siena, na Itália

AE

Zanardi segue em estado grave após acidente na última sexta-feira

publicidade

O novo boletim médico sobre o estado de saúde do italiano Alessandro Zanardi divulgado nesta segunda-feira mostrou que o quadro do ex-piloto de Fórmula 1 que virou campeão paralímpico ainda é considerado grave, mas estável. Em uma nova atualização, o hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, na Itália, disse que as condições clínicas seguem estáveis após a terceira noite de internação.

Zanardi, que foi atropelado durante uma volta ciclística e sofreu lesões na cabeça na última sexta-feira, segue com os parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos normais, mas o quadro neurológico permanece grave. Segundo Roberto Gusinu, diretor do hospital, o italiano continua sedado e recebendo ventilação mecânica. Ele está em coma induzido.

"Avaliações neurológicas somente serão feitas quando os médicos decidirem qual é a situação, com base em alguns parâmetros. Com base nesses parâmetros, uma redução na sedação poderia ser decidida. A equipe de médicos fará suas avaliações nos próximos dias para que as ações sejam tomadas. Em qualquer caso, a comparação entre os médicos que tratam Zanardi é contínua", afirmou Gusinu em um comunicado oficial divulgado pelo hospital.

Zanardi, que perdeu as duas pernas em um acidente de automobilismo há quase 20 anos, está em coma induzido e ligado a um respirador desde que colidiu a sua bicicleta em um caminhão perto da cidade toscana de Pienza, durante uma corrida de revezamento na última sexta-feira. Os médicos explicaram que ele sofreu um grave trauma facial e craniano e alertaram para possíveis danos cerebrais.

O ex-piloto de Fórmula 1 competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, triciclos ou cadeiras de rodas. O acidente ocorreu no quilômetro 146 da rodovia entre Pienza e San Quirico d’Orci.

Segundo informações da imprensa italiana, Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, em uma curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com um caminhão. Um vídeo divulgado pela emissora Tgr Rai Toscana mostra o que aparentemente era o equipamento de Zanardi tombado de lado na beira da estrada, parcialmente destruído.

Zanardi soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1.

Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas. O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. E faturou dois ouros nos Jogos de Londres-2012 e outros dois no Rio-2016.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta quarta-feira, 27 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta quinta-feira, 28 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895