Após um ano ausente, Copa São Paulo começa neste domingo

Após um ano ausente, Copa São Paulo começa neste domingo

Torneio volta neste ano com 128 clubes e mais de 3 mil atletas inscritos

R7

publicidade

A Copa São Paulo de Futebol Júnior volta ao calendário do futebol brasileiro após um ano de ausência e começa neste domingo. Essa será a 52ª edição do tradicional e mais importante torneio de base do Brasil, com a participação de mais de três mil atletas e 128 times de todo o país, divididos em 32 grupos com quatro clubes cada. A estreia do Grêmio, agendada para a segunda-feira, às 19h30min, será diante do Mixto, do Mato Grosso. O Inter, atual campeão, iniciará a sua jornada na competição na terça-feira, às 19h30min, diante do São Raimundo.

Em 2021, a competição foi cancelada em razão da pandemia. Logo, a edição deste ano terá a participação de jogadores nascidos em 2001, o que na prática não seria possível já que o regulamento da competição permite atletas de até 20 anos. 

A grande final, que ocorre no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, não ocorrerá no Pacaembu, onde tradicionalmente é disputada, já que o estádio passa por reformas. No entanto, a FPF (Federação Paulista de Futebol) ainda não definiu um novo palco para a decisão. Na última edição realizada, em 2020, quem se sagrou campeão foi o Internacional, nos pênaltis, contra o rival Grêmio. 

Neste domingo (2), Mirassol-SP e Taguatinga-DF, às 13h45, dão o pontapé inicial da Copinha, pelo grupo 3. Depois, às 16h, é a vez de Sport-PE e Confiança-SE entarem em campo pela mesma chave. Às 18h30, Linense-SP e Andirá-AC fazem o jogo de abertura do grupo 4, que conta também com o Atlético-MG, que enfrenta a equipe do Aliança-AL, às 20h45. 

Modelo de disputa e protocolos da Covid-19

Em 2022, a Copa SP segue a mesma fórmula de disputa das últimas edição. A primeira fase é formada por grupos de quatro clubes cada que jogam entre si. As duas melhores equipes de cada chave avançam para segunda fase, em que as partidas são disputadas em formato mata-mata, mas em jogo único. 

O torcedor que quiser assistir aos jogos presencialmente terá que cumprir o protocolo exigido pela FPF. Além do uso da máscara, é necessário apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose do imunizante, será obrigatório a apresentação de um resultado negativo do teste PCR, realizado até 48 horas antes do jogo, ou o resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

Os maiores campeões

A Copinha começou a ser disputada em 1969. De lá para cá, foram 51 edições — com exceção de 2021 — e 22 campeões diferentes. Quem mais venceu o torneio foi o Corinthians, com dez títulos. Atrás do Timão vem Fluminense e Internacional, com cinco cada. 

Confira os maiores campeões da Copinha

Corinthians (10 títulos)
Fluminense e Internacional (5 títulos)
Flamengo e São Paulo (4 títulos)
Atlético-MG e Santos (3 títulos)
Ponte Preta, Portuguesa e Nacional (2 títulos)
América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus-SP, Paulista de Jundiaí, Marília, Roma Barueri, Santo André e Vasco (1 título)

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895