Armand Duplantis supera recorde de Bubka no salto com vara que durava 26 anos

Armand Duplantis supera recorde de Bubka no salto com vara que durava 26 anos

Sueco saltou 6,15 metros, novo recorde mundial da modalidade em pista aberta

AFP

Marca lendária se tornou meta do sueco com adiamento da Olimpíada

publicidade

O sueco Armand Duplantis, atual prodígio do salto com vara, alcançou a melhor marca de todos os tempos em uma prova ao ar livre. Ele superou nesta quinta-feira os 6,15 metros, durante a Liga Diamante de Atletismo em Roma (Itália).

O recordista mundial (6,18 metros, conquistado em fevereiro em pista coberta), de apenas 20 anos, consegue assim chegar a uma marca até então lendária, do ucraniano Sergei Bubka, que saltou 6,14 metros em julho de 1994 em Sestriere, também em solo italiano.

Duplantis alcançou seu objetivo em sua segunda tentativa na barra de 6,15 metros, ao final de uma disputa onde havia dominado amplamente.

Depois de atingir o recorde mundial em fevereiro, o objetivo de ultrapassar a façanha de Bubka era a grande meta de Duplantis para o resto de 2020, após o adiamento para 2021 dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o cancelamento do Campeonato Europeu em Paris, devido à pandemia.

O campeão europeu de 2018, para quem a simbólica barra de seis metros se tornou uma mera formalidade, já neste ano se aproximava do recorde de Bubka, considerado o maior atleta da história da modalidade.

 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895