Atletas gaúchos paralímpicos são homenageados em Porto Alegre

Atletas gaúchos paralímpicos são homenageados em Porto Alegre

22 de setembro marca o Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Eduardo Andrejew

Atletas foram homenageados nesta quarta-feira

publicidade

Os atletas gaúchos que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e de outras competições foram homenageados pela Prefeitura de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Durante a cerimônia realizada no Paço Municipal, eles receberam certificados das mãos da coordenadora do Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Liza Cenci, do secretário de Desenvolvimento Social Adjunto, Paulo Brum, e do vice-prefeito Ricardo Gomes. 

A atividade foi conduzida pelo secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko. Ele destacou que a homenagem, além dos atletas paralímpicos, incluía nomes que ajudaram a abrir o caminho para o paradesporto no Brasil. Entre os homenageados estava o pioneiro Cláudio Antonio Araújo, atleta do basquete que participou em 1972 dos jogos de Heidelberg, na Alemanha, e de Toronto, no Canadá, quatro anos depois. Além disso disputou os Parapans na Argentina, Jamaica, México, Peru e Porto Rico. “Eu estou com 70 anos e fui um dos remanescentes que ajudou a criar o paradesporto no Brasil, e tudo isso que está aqui é uma recompensa pelo trabalho que foi realizado lá atrás”, disse orgulhoso. 

A esgrimista Mônica Santos, do Grêmio Náutico União (GNU), participou dos jogos Paralímpicos de Tóquio e do Rio, em 2016. “É sempre um prazer vestir a nossa camiseta e representar a nossa nação”, festejou. “Estar na vila paralímpica é muito especial, pois tu estás num mundo totalmente adaptado para qualquer deficiência, e para nós isso era muito importante”, destacou. Vanderson Chaves, esgrimista do GNU, também participou dos jogos de Tóquio e do Rio. “É sempre uma honra, a gente se sente grato em representar a nossa pátria”, disse.

Liza Cenci exaltou o esforço dos paratletas. “Pessoas que lutam diariamente, que migram de cidades completamente fora da nossa expectativa de acessibilidade e a gente acredita muito no esporte e no incentivo de política pública”, elogiou. O vice-prefeito Ricardo Gomes também falou da perseverança dos homenageados. “Por dificuldades muito menores, muitas pessoas abandonam a luta pelo caminho e vocês são um exemplo para todos nós”, declarou.

No total, foram oito medalhas para o Rio Grande do Sul. O grande destaque foi a nadadora do Grêmio Náutico União, Maria Carolina Santiago, que conquistou três de ouro, uma de prata e uma de bronze. O jogador de futebol de cinco, Ricardo Alves, também obteve uma medalha de ouro. O maratonista Alex Pires, da Sogipa, e o esgrimista Jovane Guissone trouxeram, cada um, uma medalha de prata. Por questão de agenda, estes atletas não puderam comparecer à cerimônia


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895