Esportes

Cólon goleia Racing e conquista 1º título na elite argentina em 116 anos

Equipe de Santa Fé, no interior, desbancou os favoritos em ano atípico

Pequenos argentinos garantiram vitória histórica
Pequenos argentinos garantiram vitória histórica Foto : Colón / Divulgação CP

O futebol argentino viu mais um de seus pequenos clubes fazer história. Depois de o Defensa Y Justicia ganhar a inédita Copa Sul-Americana, nesta sexta-feira foi a vez de o Cólon comemorar sua primeira grande conquista em 116 anos de história. Com imponente triunfo por 3 a 0 sobre o Racing, festa rubro-negra pelo título da Copa da Liga Argentina.

A taça vai para Santa Fé, no interior da Argentina, com campanha impecável na fase de grupos por pontos corridos e também nos mata-matas. O time liderou a chave A, com 25 pontos, e depois derrubou Talleres, nos pênaltis, nas quartas, e Independiente, nas semifinais, até chegar à decisão no Estádio do Bicentenário, em San Juan.

A decisão começou equilibrada e as equipes foram para o intervalo com 0 a 0 no placar, apesar de o Cólon ter desperdiçado boas chances. Após o descanso, entretanto, os comandados de Eduardo Domínguez voltaram com tudo. Com futebol envolvente, não encontrou dificuldades para cravar o clássico resultado, gols de Aliendro, Berardi e Alexis Castro.

Depois de ganhar somente a Primera B, em 1965 (divisão de acesso) e a Copa Ciudad de Santa Fé, em 2006, o Cólon solta o grito por conquistar a Copa da Liga Argentina, que substituiu o Campeonato Argentino e reuniu todas as forças do país.

A primeira grande conquista veio com boa contribuição do artilheiro Pulga Rodriguez, autor de oito gols. Além da taça, o Colón é o primeiro argentino classificado para a edição 2022 da Taça Libertadores. A vitória do Cólon sobre o Racing mostra o caminho que o São Paulo deve seguir no confronto com o time de Avellaneda nas oitavas de final da Libertadores. E premia quem mais vem se destacando no futebol hermano na atual temporada.