Com datas Fifa livres, CBF publica calendário do futebol nacional em 2020

Com datas Fifa livres, CBF publica calendário do futebol nacional em 2020

Com Brasileirão em andamento durante a Copa América, calendário prevê jogos próximos das partidas das seleções

Correio do Povo

Calendário está mais adequado às datas FIFA, mas Brasileirão não irá parar durante a Copa América

publicidade

A CBF publicou na tarde desta quinta-feira seu calendário para o futebol nacional em 2020. Com a inclusão de uma nova competição, a Supercopa do Brasil, a ser disputada entre o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, e o campeão brasileiro, a temporada iniciará no dia 19 de janeiro e vai até o dia 6 de dezembro. A principal novidade é a liberação das datas Fifa.

Serão 10 datas Fifa em 2020, espalhadas em cinco períodos, entre março e novembro. No caso das seleções sul-americanas, serão oito jogos pelas eliminatórias da Copa (março, setembro, outubro e novembro), e dois jogos amistosos preparatórios para a Copa América, em junho.

Apesar da melhora em relação a 2019, o calendário apertado ainda forçará jogos próximos das partidas de seleções. Em junho, outubro e novembro, haverá jogos do Brasileirão um dia depois do fim da data Fifa. Em setembro, dois dias depois de um amistoso da Seleção Brasileira, ocorre o segundo jogo da final da Copa do Brasil.

O Campeonato Brasileiro será realizado entre 3 de maio e 6 de dezembro. Já as oito fases da Copa do Brasil serão disputadas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Assim, ficam mantidas as finais da competição em setembro, para evitar conflitos de datas com as fases decisivas do Brasileirão e Libertadores, uma decisão considerada acertada na avaliação da própria CBF.

A disputa da Supercopa do Brasil, competição que irá abrir a temporada do futebol brasileiro, antes do início dos estaduais, já tem data definida. Será em 19 de janeiro, em jogo único, em local ainda a ser definido pela CBF. O Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, aguarda a definição do campeão brasileiro para conhecer seu adversário. Os estaduais começam em 22 de janeiro.

A Série D também terá alterações. A última divisão nacional passa a ser disputada por 64 clubes, e ocorrerá em período estendido, uma reinvindicação antiga dos clubes. Assim, passa de 16 para 26 datas, com início em 3 de maio e final em 22 de novembro.

Ainda de acordo com a CBF, as datas para o futebol de base e feminino devem ser divulgadas até o fim do mês.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895