Comitê Olímpico Internacional decidirá sobre adiamento de Tóquio 2020 em até quatro semanas

Comitê Olímpico Internacional decidirá sobre adiamento de Tóquio 2020 em até quatro semanas

COI enfatizou que o cancelamento não resolveria nenhum dos problemas nem ajudaria ninguém, portanto está fora de cogitação

Correio do Povo

Chama Olímpica chegou ao Japão e foi bem-recebida pela populaçãoo

publicidade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu neste domingo um prazo de quatro semanas para considerar um adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020. A entidade divulgou um comunicado à imprensa, notando que intensificará seu planejamento de cenários para as Olimpíadas de Tóquio, marcadas para junho.O cancelamento foi descartado durante a reunião do Conselho Executivo nesta tarde. "Esta etapa permitirá uma melhor visibilidade do rápido desenvolvimento da situação da saúde em todo o mundo e no Japão. Servirá de base para a melhor decisão no interesse dos atletas e de todos os demais envolvidos", diz um comunicado.

Segundo o Comitê, vários locais críticos necessários para os Jogos poderiam não estar mais disponíveis. As situações com milhões de noites reservadas em hotéis são extremamente difíceis de lidar, e o calendário esportivo internacional para pelo menos 33 esportes olímpicos teria que ser adaptado. "O COI, em total coordenação e parceria com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, as autoridades japonesas e o Governo Metropolitano de Tóquio, iniciará discussões detalhadas para concluir sua avaliação do rápido desenvolvimento da situação mundial da saúde e seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo o cenário de adiamento", aponta o texto.

A entidade argumenta que há melhorias significativas no Japão, onde as pessoas recebem calorosamente a chama olímpica. "Isso poderia fortalecer a confiança do COI nos anfitriões japoneses de que o COI poderia, com certas restrições de segurança, organizar os Jogos Olímpicos no país, respeitando seu princípio de salvaguardar a saúde de todos os envolvidos", lê-se no comunicado. Por outro lado, há um aumento dramático de casos e novos surtos de Covid-19 em diferentes países em diferentes continentes. Isso levou à conclusão de que o COI precisa dar o próximo passo em seu planejamento de cenários", aponta o texto.

Vários comitês nacionais espalhados pelo mundo têm pressionado para que uma decisão contra os Jogos seja realizada de acordo com o cronograma inicial, com as federações de atletismo e natação dos Estados expressando publicamente suas preocupações. A mesma postura foi adotada por atletas bem conhecidos de ambos os lados do Atlântico.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 29 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 29 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895